Hoje em dia, o marketing digital tem aproveitado cada vez mais as facilidades que a inteligência artificial (IA) proporciona para melhorar estratégias, garantir uma experiência mais satisfatória ao cliente e otimizar o tempo da equipe, além de contribuir positivamente com muitas outras etapas importantes para o sucesso de um planejamento de marca.

Isso é possível graças à funcionalidade da IA que permite coletar e analisar diversos dados em tempo real, para as empresas poderem personalizar suas ofertas de produtos e serviços para cada cliente, antecipar necessidades com mensagens personalizadas e, claro, aumentar o ROI (Retorno Sobre Investimento), já que as estratégias terão menos custo e mais resultados.

A inteligência artificial pode ser usada em várias áreas do marketing, como personalização de conteúdo e gerenciamento de anúncios. Desde o nível criativo, processual e analítico, ela pode elevar capacidades e ganhos.

O que é inteligência artificial?

Um conceito existente desde 1950, a inteligência artificial começou a ser pesquisada na área de ciências da computação, com o objetivo inicial de criar sistemas capazes de simular a habilidade humana de raciocinar, aprender, decidir e resolver problemas. Ou seja, refere-se a uma inteligência parecida com a humana, porém através de um software.

Com o tempo, esse mecanismo foi sendo aprimorado e entrando cada vez mais nas rotinas das pessoas. Ao contrário do que muitos imaginavam, não são vistos robôs, mas sim sistemas que trabalham por meio de uma sequência de códigos que servem como comandos, fazendo uma tarefa em escala maior e liberando humanos para resolver tarefas mais complexas.

É possível separar a inteligência artificial em dois principais grupos:

· Sistemas baseados em regras – utilizam uma série de determinações lógicas para tomar decisões.
· Sistemas baseados em dados – usam algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões em grandes conjuntos de dados.

Essa tecnologia pode ser aplicada em diversas áreas, como:

· Assistentes virtuais;
· Sistemas de reconhecimento de fala;
· Sistemas de reconhecimento de imagem;
· Recomendações de produtos.

O que é machine learning?

O Google é famoso por entregar o que as pessoas buscam e aprender com essas buscas para oferecer outras páginas relacionadas, assim como anúncios.

Essa prática sobre o aprendizado com as interações é chamada de machine learning (aprendizado da máquina): quando uma máquina aprende as habilidades dos usuários sem precisar de programação de códigos de comando.

Isso acontece através da identificação de padrões nos milhões de dados que são gerados na internet. Com isso, os sistemas conseguem prever ações com alta precisão, baseado em perfis e características individuais, lançando mão de algoritmos. Sendo assim, o machine learning pode analisar muito mais dados do que qualquer ser humano.

No caso do robô que atua em anúncios, é importante que ele aprenda o que é conversão, recebendo essa informação de forma clara. Um detalhe importante é que a cada alteração estrutural feita na campanha, o processo do robô recomeça do zero. Portanto, cada anúncio novo vai passar por um processo de aprendizado.

5 formas de usar inteligência artificial no marketing digital

1 – Otimização de conteúdo

É fundamental que as empresas produzam conteúdos sobre assuntos que seus clientes tenham interesse, a fim de entregar uma experiência satisfatória e atrativa, que vá ao encontro de suas necessidades.

É aqui que entra a inteligência artificial e o machine learning, no qual é possível receber ideias de assuntos e títulos baseados na leitura e análise de dados. Assim, as marcas conseguem produzir materiais mais personalizados e capazes de atrair um maior número de leads.

É possível fazer textos com softwares que processam e analisam milhares de documentos de forma a conseguir criar o melhor conteúdo possível, ajustando-se ao estilo de escrita e regras de cada empresa, e gerando mais valor, o que torna mais fácil que esses materiais sejam encontrados pelos mecanismos de busca.

2 – Qualificação de leads

O machine learning também ajuda no setor comercial da empresa, já que com isso é possível qualificar os leads que já possuem um certo interesse no seu serviço, ajudando a equipe comercial tanto na prospecção quanto na conversão dos leads, a partir de dados relevantes disponíveis online.

Para isso, os dados gerados são utilizados como “filtro”, indicando as pessoas certas para uma abordagem do vendedor. Com isso, é construído um perfil ideal do consumidor para ser utilizado posteriormente pela equipe comercial.

A cada venda feita, os dados vão sendo atualizados, melhorando o prognóstico de novas possíveis vendas e ajudando os vendedores a economizarem tempo. Assim, é possível priorizar os leads mais qualificados e canalizar esforços de vendas para os locais certos e estratégias adequadas.

3 – Atendimento virtual ou chatbots

Uma ótima forma de atender um número maior de visitantes no site é com o atendimento virtual ou chatbots, como comumente é chamado. Esse programa de inteligência artificial consegue simular uma conversa com o usuário, tentando ao máximo que a linguagem seja natural, e permite que o visitante ou cliente seja atendido em qualquer dia e horário.

Assim, as empresas podem prever respostas para as perguntas mais frequentes ou até guiar os utilizadores ao produto/serviço que procuram. Captar a atenção nessa primeira fase pode ser crucial, daí a importância de uma conversa mais personalizada e não monótona.

4 – Recomendação inteligente

Algumas plataformas já utilizam o machine learning em mecanismos de recomendação. É uma tecnologia que consegue escolher as preferências das pessoas para oferecer o que elas tendem a gostar mais.

Os melhores exemplos de plataformas que utilizam o sistema de recomendação são Amazon, Netflix e Spotify, que estão sempre tentando acertar os gostos dos usuários e recomendando itens relacionados. É uma técnica que funciona para manter os consumidores no site, aumentando seu interesse de compra.

5 – Campanhas de marketing por e-mail

Por meio da análise de quantidades enormes de dados, é possível perceber os comportamento e preferências de cada utilizador, que tópicos mais gosta de ler e visualizar, o tempo que fica em cada website e em que páginas, e depois criar padrões para os mesmos.

Com toda essa informação, a inteligência artificial consegue criar um e-mail personalizado para cada um dos utilizadores, captando mais facilmente a sua atenção e um elo de ligação maior.

Quais são os principais benefícios da inteligência artificial no marketing digital?

Abaixo estão alguns benefícios que a inteligência artificial fornece ao setor de marketing.

Melhora no relacionamento com clientes

As ferramentas de inteligência artificial oferecem uma ótima experiência ao cliente, uma vez que podem dar suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, a marca sempre terá alguém para seguir com o relacionamento do cliente, economizando tempo para seus funcionários focarem em demandas mais urgentes.

Tomada de decisão mais rápida

As ferramentas de inteligência artificial analisam dados de várias fontes e identificam padrões e tendências para gerar novos insights e tornar a tomada de decisão na área de marketing algo mais rápido e simples.

Automação de tarefas repetitivas e ganho de eficiência

A inteligência artificial pode automatizar tarefas repetitivas e monótonas do dia a dia, como o envio de e-mails, criação de relatórios e gestão de campanhas publicitárias. Dessa forma, os profissionais de marketing podem focar em atividades mais estratégicas e urgentes.

Redução de erros

A inteligência artificial também pode ajudar uma empresa a reduzir os erros mais básicos, mas que acabam passando despercebidos na rotina do negócio, justamente por serem feitos manualmente.

Como aplicar a inteligência artificial no marketing digital?

Seguindo apenas alguns passos, é possível aplicar a inteligência artificial em uma boa estratégia de marketing digital:

· Encontre um problema ou oportunidade de negócio: pense nas áreas em que a inteligência artificial pode ajudar.
· Defina seus objetivos: estabeleça qual resultado poderá ser alcançado a partir da implementação da inteligência artificial no marketing.
· Lembre-se de investir: invista na capacitação de toda a equipe para não haver erros durante o processo de adaptação com as ferramentas de inteligência artificial;
· Analise as soluções disponíveis no mercado: escolha a tecnologia adequada e avalie quais soluções melhor atendem suas necessidades e objetivos;
· Organize suas bases de dados: faça uma avaliação das suas necessidades de dados, pois a inteligência artificial depende de muitas informações para aprender e tomar decisões;
· Implemente os modelos de IA e integre-os aos processos da empresa: chegou o momento de implementar, testar e avaliar o desempenho dos modelos de inteligência artificial para verificar se eles estão produzindo bons resultados;
· Acompanhe e otimize constantemente os resultados: é essencial acompanhar regularmente o desempenho da inteligência artificial, fazendo ajustes conforme necessário.

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