Estratégia que consiste na parceria com os influenciadores, nomes conhecidos e que geram engajamento on-line, o marketing de influência é uma maneira de aumentar a visibilidade e o alcance de uma empresa, e diversificar seus canais de divulgação.
O marketing de influência surgiu da adaptação do marketing ao crescimento contínuo e expressivo das redes sociais, dos blogs e das plataformas de comunicação na internet.
Com os influenciadores, a divulgação ocorre de maneira natural e contextualizada. Eles indicam produtos ou serviços relacionados ao seu público e, geralmente, falam sobre a sua experiência com a marca, o que gera confiança e entrega resultados reais para ambos os lados.
As principais mídias utilizadas nessa estratégia são: Instagram, Facebook e YouTube. Ou seja, as plataformas mais audiovisuais, interativas e que se retroalimentam com conteúdos próprios.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é uma forma mais orgânica de se comunicar com o público-alvo, já que age por meio de figuras que as pessoas conhecem e reconhecem. Dessa forma, fica mais fácil chegar até os consumidores e convencê-los a acreditar na mensagem da empresa.
Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing executadas por pessoas influentes na internet. Os chamados influenciadores (ou influencers) são pessoas reconhecidas nas redes sociais e que possuem uma audiência fiel, muitas vezes passando dos milhões de seguidores.
De maneira simplificada, o marketing de influência se baseia em confiança e engajamento. Isso porque, ao confiar na opinião e na experiência de alguém, você é influenciado por ela. Assim, fica mais fácil optar por uma marca ou produto que aquele influenciador divulgou.
Assim, os influenciadores conseguem se comunicar de forma clara e realmente atingir o consumidor, engajá-lo e ajudá-lo a tomar decisões de compra, levando em consideração seus interesses, hobbies e a linguagem que ele conhece e utiliza.
Como aplicar o marketing de influência?
Estabelecer metas
Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que se deseja alcançar com o marketing de influência. Para isso, é importante fazer um planejamento com objetivos de curto, médio e longo prazo.
Conhecer o público
É essencial fazer uma pesquisa de mercado, complementando os dados com um levantamento dos cadastros de consumidores, e uma análise das métricas das redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube.
Definir uma persona para o público-alvo
A persona sintetiza as características predominantes dos clientes de uma empresa, como faixa etária, local de residência, classe social, sexo, escolaridade, ocupação profissional.
No entanto, ela vai além, trazendo informações importantes sobre os hábitos de consumo, o comportamento e até as preferências da vida pessoal dessas pessoas.
Identificar os influenciadores que combinam com a marca
É fundamental avaliar a relação do influenciador com os potenciais clientes da empresa. Ou seja, verificar se ele tem um bom alcance e relevância para a persona da marca, e também se está alinhado com os valores e princípios do negócio, para não provocar crises de imagem.
Obter informações sobre o histórico dos influenciadores
Além do alinhamento com os princípios e valores da marca, é essencial se informar sobre o passado dos influenciadores. Para essa tarefa, é possível contar com a ajuda da assessoria deles, mas, ainda assim, é válido realizar um levantamento à parte do histórico de postagens nas redes sociais.
Solicitar métricas de performance dos influenciadores
Com uma lista de potenciais influenciadores em mãos, é hora de entrar em contato para falar sobre a parceria e solicitar as métricas de performance deles para avaliação e posterior decisão.
Definir o tipo ação será realizada
O influenciador pode promover um produto ou serviço por meio de publicação de fotos, textos, vídeos, gifs, stories, lives e interações com os seguidores. Além disso, há a possibilidade do compartilhamento de links externos para sites, blogs, aplicativos e outras plataformas da marca.
Estabelecer um organograma com as seguintes informações:
· Tipos de ações;
· Quantidade de publicações por dia;
· Tempo de duração da parceria;
· Produto ou serviço que será promovido;
· Objetivos a serem alcançados com o projeto.
Tipos de influenciadores digitais
Para não realizar uma escolha que trará mais custos do que resultados, é importante que a empresa pense no seu objetivo.
Grandes influenciadores costumam chamar mais atenção pela quantidade de pessoas que conseguem mobilizar. No entanto, micro influenciadores costumam ter um engajamento mais intimista.
O ideal é não se deixar levar por números de seguidores, mas, sim, pelos resultados que esse influencer irá agregar à estratégia de marketing de influência da marca.
Alguns tipos de influenciadores:
Top celebridades
Os top celebridades são os tipos de influenciadores mais conhecidos, pois eles têm um imenso alcance em suas redes sociais.
Esses influencers não fazem parte de nichos específicos, portanto, comunicam-se com diferentes tipos de público. São pessoas que podem ajudar a tornar a marca mais conhecida por conta do grande número de seguidores.
Autoridade de nicho
As autoridades de nicho são os influenciadores que dominam algum assunto de alguma categoria específica. Ou seja, são pessoas que têm propriedade para falar sobre determinado assunto e são respeitadas por isso. Apesar de poderem ter uma audiência mais baixa, o engajamento dos seguidores é muito alto.
Influenciadores locais
Os influenciadores locais são influenciadores digitais cuja atuação está atrelada a uma cidade ou região. Embora eles tenham menos seguidores do que as autoridades de nicho, por exemplo, ainda conseguem alcançar um grande número de pessoas.
A vantagem é que, por serem menos conhecidos, o investimento em uma campanha com influenciadores locais também é menor, e ainda assim é possível obter bons resultados. Parte superior do formulário.
Vantagens do marketing de influência
O marketing de influência pode trazer inúmeros benefícios a curto prazo para qualquer tipo de negócio.
Uma das principais vantagens é a oportunidade de poder alcançar um público maior para a marca, uma vez que ao divulgá-la por meio de influenciadores é possível conquistar um aumento no número de impressões vindas de pessoas que possivelmente ainda não conheciam determinado produto ou serviço, além de aumentar a quantidade seguidores nas redes sociais.
Outras vantagens do marketing de influência são:
· Mais confiança no negócio;
· Alto Retorno Sobre Investimento (ROI);
· Aumento do número de vendas e elevação de rentabilidade;
· Obtenção de leads qualificados;
· Atração do público certo;
· Retenção de clientes;
· Ampliação dos canais de comunicação da empresa;
· Melhora na percepção da marca;
· Construção de boas parcerias.
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