Não há como negar que as redes sociais fazem parte da rotina de todas as pessoas hoje em dia, seja no âmbito pessoal ou profissional. Afinal, por meio delas é possível ter acesso a diferentes possibilidades de comunicação, de forma rápida e simples.

As redes sociais se tornaram uma verdadeira tendência nos relacionamentos e interações sociais, principalmente pelo fato de facilitarem a vida da sociedade que quer se manter sempre conectada.

Diante desse cenário, as redes sociais passaram a ser ferramentas essenciais de trabalho para empresas de diferentes portes e segmentos que querem aumentar sua visibilidade, estar mais próximas de seus clientes e alcançar melhores resultados.

Elas permitem que as marcas mostrem um lado mais humano e explorem outros tipos de abordagem ao usuário, atingindo o público certo, com o tipo de mídia certo, no momento certo, o que tende a melhor suas taxas de conversão e a eficiência de seu conteúdo.

Quais são as vantagens das redes sociais para as empresas?

Compartilhamento da visão da empresa

As redes sociais podem ser consideradas uma vitrine virtual para qualquer tipo de empresa, já que por meio delas há a possibilidade de divulgar a visão do negócio e no que acredita, demostrando a sua seriedade no mercado e seu comprometimento com os consumidores.

Consolidação da marca

Para desenvolver e fortalecer a imagem de uma empresa, é preciso trabalhar a sua imagem e aproximá-la das pessoas. E as redes sociais são excelentes meios para fazer isso, já que elas permitem trabalhar a marca por meio de diversas estratégias.

As postagens, os compartilhamentos e os comentários são excelentes mecanismos para apresentar um lado mais humanizado, preocupado e disposto a auxiliar e ouvir o público.

Além disso, é possível fornecer conteúdos úteis e relevantes para os usuários, crescendo, assim, a autoridade e conhecimento da marca, a partir de um relacionamento mais próximo com os clientes.

Esse conjunto de trabalho de comunicação feito nas redes sociais consegue consolidar a imagem corporativa e deixá-la mais forte no mercado, assim como ganhar a confiança e o respeito dos consumidores, gerando um impacto positivo na receita.

Engajamento com clientes

As empresas, ao criarem seus perfis nas redes sociais, precisam se relacionar com seus seguidores, sejam eles clientes ou não, porque essa é uma estratégia bastante interessante para fortalecer o sistema de vendas.

Por meio de conteúdos relevantes, de qualidade e bem elaborados, é possível alcançar uma variedade enorme de pessoas e estimulá-las, de forma natural (orgânica), a curtir, comentar e compartilhar as publicações, aumentando o engajamento da empresa.

Além da interação com os consumidores, é possível aumentar a audiência, o alcance das postagens e tornar a marca ainda mais relevante na internet de modo geral.

Prospecção de novos consumidores

Sem dúvidas, a internet é um dos principais canais para atrair e conquistar novos clientes hoje em dia. Isso porque uma grande parcela da população utiliza a internet para realizar pesquisas, procurar por produtos ou serviços, analisar preços ou até mesmo definir os melhores lugares para fazer suas compras.

Diante de toda essa audiência, é preciso desenvolver estratégias para se destacar perante os concorrentes e chamar a atenção dos usuários. Afinal, não basta apenas oferecer as melhores condições para compra. É necessário sair do óbvio e atrair os consumidores por meio de materiais criativos. Para isso, as redes sociais são excelentes alternativas.

Fidelização de clientes

Graças às redes sociais, as empresas podem manter um canal de contato direto com os clientes, já que eles podem expressar suas opiniões nos chats privados, nos comentários de publicações e até mesmo nas marcações feitas.

Com isso, há uma possibilidade de estreitar o relacionamento com o público, tirando dúvidas, oferecendo conteúdos únicos, criando campanhas de remarketing, etc.

Esse conjunto de ações permite que seja feito um atendimento mais personalizado, o que aumenta consideravelmente as chances de fidelizar os consumidores e, o melhor, ganhar promotores da marca.

Aumento de tráfego

Os sites são fundamentais para qualquer empresa, pois, além de reunirem todas as informações institucionais do negócio, são excelentes ferramentas de venda.
Porém, para ter os resultados esperados, é preciso direcionar tráfego para ele. É justamente neste momento em que entram as redes sociais, já que elas estimulam esse tráfego.

Ao compartilhar nos perfis as publicações do site ou blog, é possível direcionar um número maior de pessoas para esses canais, envolvendo-os e fazendo-os navegar por suas páginas.

Logo, o resultado de tudo isso é a amplificação do tráfego, ou seja, mais pessoas acessando o site, e uma visível melhora no posicionamento orgânico nos buscadores, como o Google.

Aumento da satisfação do cliente

As redes sociais são pensadas para facilitar os relacionamentos. Com isso, aumentam as chances de fechar negócios e fidelizar clientes, contribuindo também para aumentar a satisfação deles.

Os consumidores gostam de ter seus comentários respondidos de maneira personalizada, de ter suas dúvidas tiradas com agilidade e de se sentirem importantes para as marcas. Mais do que apenas comprar, eles querem ser sentir vistos e ouvidos.

A partir das interações geradas pelas publicações, é possível demonstrar dedicação, atenção e bom atendimento para que os clientes fiquem cada vez mais satisfeitos com o produto ou serviço da empresa.

Mais conhecimento sobre o público-alvo

A melhor forma de desenvolver uma estratégia de marketing eficiente é conhecer bem a persona da empresa. E as redes sociais oferecem esses dados com facilidade, já que eles são compartilhados diariamente de várias maneiras, sendo uma valiosa fonte de informação para a marca se aproximar de seu público-alvo.

Uma das maneiras para obter esses dados é por meio da análise de métricas, que entrega o perfil dos consumidores e o resultado alcançado pelas ações executadas.

Também é possível conhecer os clientes ao observar e analisar o comportamento deles por meio dos conteúdos que mais gostam, das opiniões que eles oferecem e da forma como se posicionam.

Segmentação da audiência

Ao publicar nas redes sociais, é possível segmentar as postagens de acordo com as características da audiência. Assim, a empresa consegue direcionar todos os seus esforços para aquelas parcelas do público que possuem mais afinidade com sua solução, o que contribui para alcançar resultados mais satisfatórios com as ações de marketing.

Baixo custo de divulgação

Ao contrário dos meios tradicionais de propaganda, as redes sociais trazem a possiblidade de alcançar bons resultados com pouco investimento. Negócios de todos os tamanhos podem anunciar produtos e serviços com um custo mais baixo. Assim, o ROI (Retorno Sobre o Investimento) tende a ser mais alto.

As ferramentas disponíveis on-line permitem que os investimentos sejam otimizados, para obter os melhores retornos, e também controlados, para que nunca ultrapassem o estipulado. Além disso, na internet é muito mais fácil mensurar os resultados.

Informação em tempo real

As redes sociais permitem comunicar mensagens de marca urgentes em um canal oficial. Isso é muito importante no caso de gestão de crise, por exemplo, em que é necessário que a empresa se posicione rapidamente, evitando, assim, que a situação tome proporções maiores e saia do controle.

Como usar as redes sociais para empresas?

Gerenciar as contas das empresas nas redes sociais é algo que exige conhecimento, organização, criatividade e estratégia, a fim de conseguir usufruir todas as vantagens que elas oferecem para as marcas.

Ainda que não exista uma fórmula mágica para ter sucesso na internet, alguns cuidados são indispensáveis. Nesse sentido, o melhor ponto de partida consiste em:

· Criar um bom planejamento;
· Fazer um cronograma de publicações;
· Comunicar-se sempre com o público;
· Investir em conteúdo e anúncios;
· Acompanhar os resultados.

CCA Propaganda

Que tal termos uma conversa transformadora para a sua empresa? Fale com a gente e dê o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!

Telefone: (11) 2564-9264
WhatsApp: (11) 4729-4783