Diariamente, as pessoas são “bombardeadas” por anúncios dos mais diferentes tipos, produtos e marcas. No entanto, nem sempre são verdadeiramente impactadas por essas peças. Na verdade, a maioria delas costuma passar despercebida, sem gerar o desejo ou interesse pelo que foi anunciado. Fatores como a concorrência, a enxurrada de informações vindas de todos os lugares e a fácil distração contribuem para isso.

Porém, no marketing de guerrilha a intenção é ir direto ao ponto para fazer com que a mensagem e a marca sejam notadas. Assim, ele surge como uma alternativa inovadora com o propósito principal de atrair leads e clientes, utilizando estratégias de baixo custo.

A característica mais marcante desse tipo de marketing é o choque que ele pode causar no público, sendo por vezes grandioso, direto, pouco sutil e praticamente impossível de ser ignorado. Causar esse impacto é uma ótima forma de promover a empresa sem precisar fazer grandes investimentos.

Em alusão às táticas de guerra empregadas por tropas não convencionais, as ideias de marketing de guerrilha buscam gerar resultados de excelência utilizando os poucos recursos que se têm disponíveis e seguindo bem o estilo “pensar fora da caixa”.

O que é marketing de guerrilha?

O marketing de guerrilha é uma estratégia inovadora e mais agressiva, utilizada por empresas que desejam promover produtos e serviços de forma pouco convencional.

É uma tática diferenciada, feita para criar uma experiência memorável no consumidor, que, muitas vezes, nem percebe que está sob influência de algum tipo de divulgação.

Para uma campanha de marketing de guerrilha ser bem-sucedida, não é necessário gastar grandes quantias em dinheiro. Mais importante é ter criatividade e impacto. É por isso que as ações são feitas muitas vezes em lugares públicos, de grande circulação de pessoas, já que a intenção é atrair atenção espontânea e ficar na mente dos usuários.

Apesar de ser conhecido na atualidade por campanhas que viralizaram on-line, o marketing de guerrilha surgiu antes da internet, nas mídias tradicionais, graças ao escritor norte-americano Jay Conrad Levinson.

Para criar o conceito do marketing de guerrilha, o autor se inspirou nas técnicas utilizadas pelo Vietnã do Norte durante a Guerra do Vietnã, na década de 1970.

Como dispunham de bem menos recursos que o Vietnã do Sul, que tinha os Estados Unidos como aliados, os norte-vietnamitas utilizavam táticas criativas e métodos incomuns para superar seus adversários.

Assim, eles foram capazes de superar suas limitações bélicas com as técnicas de guerrilha, as quais consistem na ocultação e na extrema mobilidade dos combatentes.

Inspirado nessa guerra, Levinson publicou o livro Guerrilha Marketing, que traz a mensagem de que as marcas deveriam usar a criatividade para pensar em formas de publicidade diferenciadas e pouco comuns.

Por conta disso, o marketing de guerrilha é associado a pequenas empresas que querem brigar de igual para igual com grandes empresas existentes no mercado. É uma abordagem capaz de atingir as metas convencionais com métodos não convencionais.

Com isso, o marketing de guerrilha se torna uma ótima alternativa para pequenas empresas sem muitos recursos e uma estratégia adicional para grandes empresas utilizarem em suas ações, cujo resultado costuma ser imediato, principalmente quando ele se torna viral.

Quais são os tipos de marketing de guerrilha?

As ideias de marketing de guerrilha podem se manifestar de diferentes formas e em diversos meios. O que importa é a criatividade e a capacidade de gerar impacto nas pessoas com essa poderosa ferramenta de divulgação.

Assim, os tipos de marketing de guerrilha mais comuns são:

1 – Marketing de guerrilha outdoors

O marketing de guerrilha outdoors se refere às ações que ocorrem ao ar livre. Geralmente, são intervenções em locais públicos ou em eventos externos, como feiras e exposições de rua.

O foco é chamar a atenção de pessoas que ainda não conhecem a marca muito bem ou não prestam muita atenção nela.

2 – Marketing de guerrilha indoors

Ao contrário do tipo anterior, aqui as campanhas de marketing de guerrilha acontecem em lugares fechados.

É muito comum observar ações desse tipo em shoppings, cinemas, banheiros e outros locais não muito convencionais para anunciar uma marca, mas que possuem um fluxo considerável de pessoas.

3 – Marketing de guerrilha discreto

No marketing de guerrilha discreto, o foco é promover inserções da marca de maneira quase que imperceptível. Quanto mais natural e orgânica a divulgação parecer, melhor.

É muito comum observar isso em produções de audiovisual, quando pessoas em tela utilizam com naturalidade determinado produto ou mencionam uma marca durante um diálogo.

4 – Marketing de guerrilha interativo

No marketing de guerrilha interativo, as pessoas podem interagir com as intervenções e, de certa forma, são integradas à campanha.

Para funcionar e transmitir a mensagem desejada, as campanhas interativas dependem que o público execute determinada ação, interagindo com a peça.

A interação torna as coisas mais dinâmicas e interessantes, criando, assim, uma experiência única na qual o consumidor se sente parte da ação.

Dicas para acertar no marketing de guerrilha

Abaixo estão algumas dicas para realizar um marketing de guerrilha de sucesso:

Foque na audiência

É muito importante que a campanha de marketing de guerrilha esteja alinhada ao perfil do público-alvo da empresa. Conhecer para quem ela se destina é fundamental para ajustar o discurso e utilizar os canais mais adequados, garantindo que a mensagem seja entregue corretamente.

É possível fazer isso estudando o público-alvo da marca e sua persona. Uma boa ideia é usar formulários, questionários e pop-ups para coletar dados relevantes e definir quem é a audiência.

Priorize a originalidade

Para que uma campanha de marketing de guerrilha seja bem-sucedida e se torne memorável, ela deve, antes de tudo, ser original.

Por mais que seja tentador replicar um case de sucesso e adaptá-lo à marca e seus produtos/serviços, é sempre mais indicado priorizar a originalidade e criar algo totalmente novo e único para a empresa.

Vale destacar que nem toda campanha de guerrilha precisa ser grandiosa. Às vezes, uma ideia simples, mas inteligente, impressiona ainda mais do que ações chamativas e faz com que as pessoas nunca mais se esqueçam daquele trabalho.

Aproveite os assuntos do momento

Assuntos recentes e mais comentados do momento são ótimos ganchos para lançar campanhas com alto engajamento, já que está todo mundo falando sobre isso.
Para se inteirar dos assuntos do momento, uma boa dica é aproveitar a funcionalidade do Google Trends, que disponibiliza os assuntos mais pesquisados do dia no buscador em vários países diferentes.

Capriche na execução

O sucesso de uma ideia fantástica para uma campanha estará totalmente comprometido se houver alguma falha na execução.

Por se tratar de algo que provavelmente nunca foi feito antes, é preciso planejar cada passo nos mínimos detalhes. Por isso, o ideal é usar ferramentas de organização de tarefas que possam ajudar nessa missão e deixar o planejamento em ordem.

Tenha cautela ao provocar determinadas emoções

O marketing de guerrilha é conhecido por ser mais direto e “invasivo”. Por isso, é muito importante ter um cuidado especial em relação às emoções provocadas na audiência.

De fato, o objetivo do marketing de guerrilha é causar impacto. Mas é importante tomar cuidado para não “pesar a mão”, especialmente se a campanha tocar em assuntos delicados, polêmicos e tabus.

Caso não haja essa cautela, pode ser que o público acabe associando a marca a sentimentos ruins e desconfortáveis, distanciando-os de seus produtos/serviços.

Amplifique suas mídias

Logo depois de criar a ação de guerrilha, é fundamental divulgá-la através de múltiplos canais, afinal, é isso que vai gerar o maior “buzz” para a marca. A ação em si será vista por poucas pessoas, portanto, é a amplificação em outras mídias que vai maximizar seus resultados.

Firme parceria com outras empresas

Trabalhar com marcas parceiras pode alavancar os resultados de uma campanha de marketing de guerrilha. Portanto, o recomendado é unir forças com outras empresas para aumentar o engajamento, visibilidade e alcance das ações.

Mensure e avalie os resultados da campanha

Por meio de indicadores de desempenho e pesquisas, é possível saber o que deu certo e o que pode ser aprimorado em futuras ações, mensurando e avaliando o desempenho da campanha de marketing de guerrilha.

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