Com os algoritmos limitando cada vez mais o alcance orgânico das publicações, as marcas estão tornando comum a prática de separar um orçamento mensal para impulsionar anúncios em redes sociais.

Atualmente, as campanhas patrocinadas se tornaram excelentes formas de potencializar as ações de comunicação nas redes sociais e, assim, escalar os resultados, ajudando também a melhorar o desempenho orgânico das publicações.

A regra de ouro para ter sucesso nessa estratégia é respeitar as particularidades de cada plataforma e entender que táticas genéricas não funcionam, uma vez que o perfil do público é diferente, assim como a linguagem que deve ser adotada.

A precisão na definição dos objetivos da campanha é determinante para o sucesso (ou fracasso) da estratégia. Portanto, o primeiro passo para ter bons resultados é indicar quais são as necessidades da marca naquele momento, entre conscientização, consideração e conversão.

Quais critérios devem ser adotados em cada rede social?

1 – Facebook

Objetivos

No caso do Facebook, o sistema de gerenciamento de anúncio é bem intuitivo. Assim, basta indicar um dos objetivos propostos pela própria ferramenta, como:

· Cliques ou conversões no site;
· Envolvimento de publicações na página;
· Instalação de aplicativos;
· Respostas de eventos.

Tipos de anúncios

Em linhas gerais, é possível escolher entre foto, vídeo, carrossel (para exibir diversas imagens), apresentação multimídia, coleção ou Messenger.

Para facilitar o emprego dos tipos mais comuns, o Facebook também tem versões específicas para cadastro, direcionamento para o site e apresentação de produtos.

Investimento

As opções são flexíveis, sendo possível optar pelo pagamento por objetivo, impressão ou conversão. O esquema é o mesmo utilizado em outras plataformas digitais: o leilão.
Define-se o orçamento para a campanha (diário ou para determinado período) e o valor do lance.

2 – Instagram

Objetivos

Os anúncios no Instagram utilizam as mesmas ferramentas e premissas do Facebook, uma vez que as plataformas são integradas e pertencem à mesma instituição.

As campanhas de divulgação da marca, especialmente as direcionadas para o consumidor final, ou seja, as ações B2C, devem ser priorizadas.

Uma das grandes vantagens dos anúncios no Instagram é a pluralidade de formatos que a rede oferece. É possível promover vídeos/GIFs, carrosséis de imagens, stories com enquetes interativas, imagens clicáveis através das quais o público pode comprar os seus produtos e mais.

Tipos de anúncios

Se a ideia é concentrar a mídia paga apenas no Instagram, basta fazer essa indicação no sistema de gerenciamento de anúncios do Facebook. Porém, só serão aceitas as opções com imagens, para preservar as características dessa rede.

A diferença, no caso das publicações comuns, é que a mensagem publicitária vai aparecer com o rótulo “patrocinado”.

Importante, também, lembrar-se de que o Instagram exige mais atenção com a produção de imagens, uma vez que é isso que os usuários valorizam. A recomendação é que os textos não ultrapassem 20% da área do anúncio.

Investimento

Valem as mesmas diretrizes do Facebook, então, é possível definir o orçamento diário ou vitalício (o termo é usado para designar o período de duração da campanha).

3 – LinkedIn

Objetivos

O LinkedIn tem aumentado a sua representatividade entre as redes sociais, mas mantém sua principal característica: é um ambiente voltado para o networking profissional.

Os seus números de audiência são menores que os dos concorrentes, como Facebook e Instagram, no entanto ele leva uma vantagem: a qualificação do público.

Para a publicidade, funcionam melhor as abordagens B2B. Com esse foco, anúncios de caráter mais institucional têm um papel importante, uma vez que podem reforçar a construção de reputação da marca e, consequentemente, ajudar a estabelecer parcerias.

Por outro lado, desde que haja apelo corporativo, é recomendada também a oferta de produtos e serviços.

É importante ficar atento à questão da linguagem: no ambiente profissional é mais difícil a compra por impulso, portanto, vale a pena destacar mais as condições que favorecem a venda.

Tipos de anúncios

Em temos de formatos, são disponibilizadas as seguintes opções de anúncios:

· Sponsored Content;
· Text Ads;
· Sponsored InMail;
· Conversational Ads.

Em todos eles, a proposta é explorar os recursos de segmentação, mais abrangentes que os das demais plataformas. Assim, é possível escolher o perfil do usuário de acordo com os dados sociodemográficos, a função exercida, o nível de experiência e até pelo setor da empresa.

Investimento

O custo por clique (CPC) do LinkedIn é maior que o das demais plataformas, justamente em virtude da qualificação do público. O leilão também é o método para definir o valor, que pode ser definido por CPC ou por CPM (custo para mil impressões).

O próprio sistema costuma fazer algumas indicações de ofertas para as campanhas, dependendo do orçamento e nível de concorrência para aquele segmento.

4 – Twitter

Objetivos

Os anúncios no Twitter podem ajudar a ampliar o número de seguidores, garantir maior alcance para as mensagens e gerar tráfego (ou leads).

A base de usuários é representativa, contudo, o Twitter tem se posicionado como uma rede social importante para atualização. O que pesa, no caso, é a instantaneidade, por causa da característica dos posts e do perfil do usuário.

Tipos de anúncios

O anunciante pode optar por três tipos de anúncios no Twitter:

· Tweets promovidos: embora receba o rótulo “promovido”, o resultado desse tipo de publicidade é bom, uma vez que a marca entra no feed dos usuários. Se o apelo for pertinente para a pessoa, são altas as chances de engajamento.
· Contas promovidas: o objetivo, nesse caso, é indicado para a conquista de seguidores e para ampliar o reconhecimento da marca.
· Assuntos promovidos: os anúncios desse tipo aparecem na lateral e também são marcados como “promovido”.

Investimento

No Twitter, são oferecidos dois tipos de leilões: o lance automático (definido pelo próprio sistema) e o lance máximo (o anunciante define quanto quer pagar por seguidor, lead, engajamento ou clique).

A exemplo das demais redes sociais, a empresa só paga quando o usuário concluir a ação definida para a campanha. Ou seja, visitar a página, tornar-se um seguidor, baixar um aplicativo etc.

5 – Youtube

Objetivos

Os anúncios no YouTube devem ser configurados por meio do Google AdWords, a plataforma de publicidade do Google.

Em termos de objetivos, as opções nesse canal são bem abrangentes, uma vez que o audiovisual funciona bem para as apresentações institucionais, em prol da construção da marca, mas também rende excelentes resultados na apresentação de produtos ou serviços e mesmo de ofertas.

Tipos de anúncios

O Google AdWords oferece diversas possibilidades para os interessados em anunciar na Rede de Pesquisa e na Rede de Display, principalmente em termos de segmentação.

Especificamente no YouTube, é possível optar por três formatos:

· In-Stream: o vídeo da marca será exibido antes ou depois dos vídeos selecionados pelo usuário que têm, inclusive, a opção de não o assistir;
· Trueview: os vídeos patrocinados são exibidos nas buscas relacionadas a esse formato;
· Banners: os formatos mais comuns são os retângulos exibidos na parte inferior do vídeo.

Investimento

A história da cobrança por leilão foi criada pela Google, então, faz sentido que esse seja o modelo de pagamento adotado na plataforma. O CPV (custo por visualização) é específico para vídeos e contempla suas inserções no YouTube ou na Rede de Display.

Os valores das campanhas podem variar bastante, dependendo do formato e tipo de segmentação usado na distribuição da mensagem publicitária. Por isso, é difícil determinar um custo médio para o orçamento.

Detalhe importante: o anunciante só paga quando o vídeo for visto por mais de 30 segundos ou quando for registrado algum tipo de interação do usuário com a mensagem.

Vantagens de anunciar nas redes sociais

– Aumentar a base de seguidores rapidamente

Com os anúncios em redes sociais, é possível chegar a novos públicos e apresentar a marca para possíveis novos compradores. Esse impulsionamento alcança mais pessoas do que aconteceria com um trabalho feito organicamente, isto é, sem dinheiro para promoção.

Além de aumentar as possibilidades de negócios, os anúncios em redes sociais também ajudam a construir mais credibilidade e notoriedade para o perfil. Isso acontece porque contas com mais interações e seguidores são frequentemente vistas como perfis de sucesso.

– Público selecionado

Fazer anúncios patrocinados permite que a marca defina o seu público. É possível criar segmentações por interesses, estado civil, idade, localização geográfica, entre outras possibilidades.

Os tipos de campanhas também são variados. É possível fazer uma campanha de curtidas para aumentar o número de fãs, por alcance, atingindo o máximo de pessoas, criar ofertas, divulgar um evento e, inclusive, realizar vendas. Tudo vai depender do objetivo de cada anúncio.

Selecionar o público certo faz com que ele seja visualizado exatamente por pessoas que estão procurando pelo que a empresa oferece, melhorando seus resultados e otimizando a performance da campanha.

– Novos fãs/clientes

Hoje em dia, não é possível atrair o público desejado apenas com postagens orgânicas. Para ter resultados expressivos e alcançar um número maior de pessoas, é muito importante investir em anúncios patrocinados que ajudam a fidelizar clientes, aumentar a influência da marca nas redes sociais e criar uma audiência qualificada para o negócio, o que aumenta drasticamente as chances de conversão.

– Orçamento flexível

Um lado positivo e que faz muitas empresas investirem em anúncios patrocinados é justamente a flexibilidade disponível para determinar o orçamento, diferente dos canais de mídia mais tradicionais.

Com alguns poucos reais, qualquer marca consegue promover um post e fazer com que ele tenha resultados melhores do que teria naturalmente. Ou seja, é possível gastar o mínimo possível e conseguir obter retorno mesmo assim.

Além de poder investir qualquer valor, é possível controlar o orçamento de maneira geral ou diária, além de escolher data e horário para o início e fim da campanha, possibilitando um melhor controle.

– Resultados em tempo real

Em uma campanha de anúncios patrocinados, é possível saber quantas pessoas realmente viram o anúncio ou clicaram no link e foram para o site da marca, além de ter acesso aos comentários e compartilhamentos.

Ter os resultados em tempo real faz toda diferença porque é possível não apenas analisar os resultados, mas operar a campanha em tempo real, otimizando para um melhor resultado.

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