A psicologia das cores estuda como o cérebro identifica as cores e como isso influencia nas emoções, desejos e ações das pessoas. No marketing digital, elas servem para chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles identifiquem uma marca e a relacionem com o seu produto ou serviço.

Se utilizadas de maneira estratégica, as cores podem, inclusive, influenciar na decisão de compra. Isso porque elas podem estimular sentimentos e impactar as pessoas de maneira positiva ou até mesmo negativa, mudando a forma como cada um se sente em relação a alguma coisa.

Assim, a psicologia das cores pode ser aliada das marcas que desejam aumentar o poder de persuasão e, consequentemente, o número de conversões no marketing.

Ela é muito utilizada em estratégias de branding e para definição de logomarcas e identidade visual. Mas, também pode e deve ser aplicada a fotos e imagens para divulgação no site ou nas redes sociais, por exemplo.

Cada cor, bem como a combinação entre elas, transmite uma linguagem de informação ao receptor da mensagem e é justamente por isso que a paleta de tons não deve ser escolhida de forma aleatória e apenas pautada em gosto pessoal. O ideal é escolher cores que tenham relação com o produto ou serviço da empresa e, depois, fazer testes com o público para ver o que funciona melhor.

Como aplicar a psicologia das cores no marketing digital?

No marketing digital, as cores são imprescindíveis para compor a arte e dar forma a um layout. À medida que a ideia vai se desenvolvendo, a composição de cores acompanha a criação e personalização da identidade.

Além de maior vivacidade, as cores agregam valor a um material elaborado conforme a imagem que se deseja transmitir para o mercado e fortalecem a identidade visual da marca.

O conjunto de elementos que engloba cores, formas, texturas e conteúdo traz um resultado único e singular. É nesse conceito diferenciado que se pretende chegar para chamar a atenção do potencial cliente e vencer a concorrência.

Uma paleta para ser usada nas estratégias de marketing é composta por mais de 200 cores, entre tons claros e escuros. Isso sem contar na variação resultante da junção de uma ou mais cores que dá origem a uma terceira coloração.

Assim, cada cor tem um apelo visual e uma forma de comunicação, interagindo com sentimentos e emoções. Dependendo da arte e do design, o apelo vai direto no sentido, contribuindo para a tomada de decisão.

Significados das cores

Para acertar na escolha e aproveitar as funcionalidades da psicologia das cores, é preciso saber o significado de cada cor e o que ela quer dizer dentro da arte visual. Um tom isolado pode não ser o suficiente para fazer uma conexão intensa com o público. Porém, dentro de uma estratégia, seu impacto é amplo.

Portanto, o ideal é considerar os estímulos do marketing sensorial para intensificar o sentido de visão do público-alvo. Os cinco sentidos, quando aguçados, potencializam ações do subconsciente, levando o consumidor a tomar decisões emocionais e, consequentemente, favoráveis à empresa.

Abaixo estão os significados das cores, principais usos e exemplos de marcas que as utilizam:

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, do fogo e do sangue. É um tom quente, que representa intensidade, vibração, poder, perigo, desejo e excitação.

No comércio, é frequentemente usado em restaurantes, pois é associada à sensação de abrir o apetite e despertar a fome.

A utilização da cor também é comum para chamar a atenção do cliente e convidá-lo para a ação, como em promoções e queima de estoque, transmitindo a ideia de urgência.

Marcas comumente associadas a essa cor são o McDonalds, Coca-Cola e KFC, por exemplo.

Azul

O azul é um tom frio, frequentemente associado à segurança, credibilidade, confiança, limpeza, equilíbrio e harmonia.

A cor transmite seriedade, leveza e inteligência e, por isso, é bastante utilizada em ambientes corporativos, reforçando características como poder e segurança.

O azul é bastante usado em marcas de saúde, além de empresas de tecnologia e associadas à água. São alguns exemplos: Facebook, Oral-B e Ford.

Amarelo

O amarelo é um tom feliz e acolhedor, relacionado ao otimismo, que proporciona impulsos como entusiasmo, alegria e excitação, auxiliando no estímulo do intelecto e também na concentração.

A cor costuma estar associada a locais de trabalho que exigem concentração e criatividade, como as agências de publicidade. Ao mesmo tempo, também é utilizada em marcas que querem estimular a criatividade, como a Post-it e a Nikon.

Em um sinal gráfico de alerta, é comum utilizar a cor amarela como forma de chamar a atenção para algo. Pode também ser usada para sinalizar situações de perigo ou de maior necessidade de cuidado, como piso molhado ou risco de choque.

‌Verde

O verde tem o tom das folhas, árvore e natureza. Na psicologia das cores, ele está associado ao equilíbrio, harmonia, saúde, perseverança e esperança.

A cor costuma estar presente em marcas relacionadas ao frescor e à prosperidade, motivo pelo qual o verde foi escolhido para o Starbucks, por exemplo.

Também costuma ser utilizado em empresas ligadas ao dinheiro e à economia, pois transmite segurança e riqueza, e passa a sensação de tranquilidade, além de empresas relacionadas à sustentabilidade, natureza e saúde.

Laranja

O laranja é uma cor muito parecida com o vermelho, mas é menos estimulante. O tom está relacionado à criatividade, vibração e animação, e traz à tona os sentimentos de autoconfiança e liberdade. No marketing, é comumente utilizado para expressar modernidade, determinação e energia.

É uma cor divertida, que desperta o senso de urgência e sugere que deixar de comprar pode acarretar a perda de oportunidade.

São exemplos de marcas que utilizam o tom no logo: Harley Davidson, Mastercard, JBL e Fanta.

Preto

O preto é uma cor eclética e neutra, por isso combina com todas as outras. Está associado à sensação de mistério, elegância, força e formalidade.

Nas marcas, costuma ter relação com o luxo, mas também com a neutralidade, autoridade e sucesso. São exemplos de logotipos famosos com a cor preta: Adidas, Channel e Apple.

Pode ser usado em letreiros, símbolos ou como tema de fundo, associado à ideia de modernidade, inovação e sofisticação. É uma cor que sempre será utilizada pelo marketing nas artes gráficas.

Branco

O branco é uma cor neutra, mas essencial na paleta de cores e nas estratégias, já que o tom transmite tranquilidade e organização, e é um curinga para equilibrar a combinação de cores, associado à leveza, pureza e paz.

Ele é frequentemente utilizado em renovações, no nascimento e em celebrações. É tradição usá-lo, por exemplo, no ano novo, em casamentos e em celebrações religiosas, como o batizado, que representa a purificação.

No design, o branco é utilizado como respiro, que nada mais são do que espaços vazios que oferecem leveza e neutralidade. Além disso, o tom também é usado como cor de fundo, pois permite que outros tons se destaquem devido ao fato de ser minimalista e leve.

Rosa

O rosa na psicologia das cores é associado à delicadeza, romantismo, ternura e inocência, especialmente as tonalidades mais claras. Já os tons mais fortes têm mais elegância e são considerados mais modernos.

Dentre o significado, pode-se destacar que ele desencadeia sentimentos de doçura e companheirismo. O rosa também é comumente usado em marcas femininas e infantis, ou gastronômicas mais voltadas para doces e guloseimas. Dentre os exemplos de marcas com rosa estão: Barbie, Mary Kay e Flickr.

Marrom

O marrom na psicologia das cores é capaz de transmitir segurança, sofisticação, autoridade e rusticidade. É comumente utilizado em marcas de alimentos gourmet, de produtos orgânicos e em empresas que têm relação com a natureza.

Também costuma ser usado no segmento de design de interiores, principalmente em móveis e pisos, devido aos sentimentos de conforto e aconchego que o tom evoca.

Roxo

O roxo está associado à nobreza, sabedoria, respeito, criatividade, imaginação e mistério. Por isso, é uma cor muito utilizada nas temáticas espirituais, que podem trazer resultados para marcas ligadas aos cuidados com a saúde mental e física.

Cinza

O cinza é a combinação do branco e do preto, resultando em uma cor neutra, mas muito eficaz em determinadas campanhas. É um dos tons mais utilizadas por empresas que desejam transmitir sobriedade, equilibrando tradicionalismo, formalidade e modernidade.

A neutralidade possibilita que o cinza seja usado para destacar uma arte, ao ter a intenção de minimizar os efeitos de uma ou mais cores com tonalidade forte e vibrante.

Como aplicar a psicologia das cores no marketing?

Abaixo estão algumas dicas de como o marketing pode se valer da psicologia das cores para atrair o público e incentivar uma ação:

· Defina o propósito da empresa;
· Conheça o público-alvo;
· Avalie a performance das cores;
· Faça combinações inteligentes;
· Tenha cuidado com o exagero;
· Crie uma linguagem visual que tenha a ver com a personalidade da marca;
· Considere a experiência do usuário.

CCA Propaganda

Que tal termos uma conversa transformadora para a sua empresa? Fale com a gente e dê o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!

Telefone: (11) 2564-9264
WhatsApp: (11) 4729-4783