Sabe aquele ditado “Quem quer agradar a todos acaba não agradando a ninguém”? Pois é, quando se trata da definição de público-alvo, ele se encaixa perfeitamente.

Saber para quem a empresa venderá pode definir ou não o sucesso do negócio. Afinal, se a marca não sabe para quem são as suas soluções, como ela vai se comunicar efetivamente com essas pessoas?

Mesmo que definir o público-alvo não seja certeza completa de sucesso, é possível afirmar que a falta dele quase certamente levará ao fracasso. Pois é uma das chaves mais importantes para o crescimento de qualquer negócio.

Definir o público-alvo deve ser a primeira e mais importante etapa de qualquer empresa, especialmente em fase de lançamento, para iniciar um trabalho de marketing digital e implementar um sistema de vendas.

Isso porque conhecer as principais características dos consumidores de uma marca é vital para entregar os conteúdos certos e que irão fazê-los tomar a decisão de compra. Afinal, apenas compreendendo bem o perfil dos clientes é possível estabelecer uma comunicação eficiente, definir um planejamento estratégico e desenvolver produtos e serviços para atender às suas necessidades específicas.

É preciso achar a comunicação certa para garantir que as estratégias de marketing sejam efetivas. E não adianta querer abraçar o mundo e atingir todos os públicos. Do contrário, a mensagem da marca se tornará genérica demais e chegará a lugar nenhum.

O que é público-alvo?

Público-alvo de forma simples e objetiva é a audiência de um negócio. São pessoas a quem a marca é dedicada, que se identificam com o seu produto ou serviço e que estão mais dispostas a fazer uma compra.

É um grupo de consumidores com características semelhantes, que uma empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas para atingir o maior número de vendas. É um perfil de pessoas que têm potencial para se tornar cliente.

Geralmente, um público-alvo é definido por meio de pesquisas e estudos. Informações como idade, gênero, classe social e preferências são coletadas, formando, assim, as características do perfil.

É válido ressaltar que quanto mais completos forem os dados coletados sobre o público-alvo, mais chances a marca terá de conquistá-lo verdadeiramente e construir um relacionamento sólido com ele.

Com base nessas informações, a empresa pode direcionar suas ações de marketing para este público, que estará mais propenso a interagir e efetuar compras.

Com isso, as estratégias de marketing, as campanhas e as peças de comunicação são direcionadas a esse grupo demográfico na esperança de converter vendas, já que são pessoas com mais afinidade com a marca e com maior probabilidade de se tornarem clientes.

Por que definir um público-alvo?

Definir o público-alvo é fundamental para mapear e direcionar as melhores estratégias, campanhas e ações de marketing. Com isso, é possível atingir a pessoa certa, na hora certa, impactando a audiência que realmente fará a diferença para o negócio.

Vantagens de definir um público-alvo:

· Criação de campanhas bem mais eficientes;
· Aumento das vendas;
· Comunicação mais assertiva com os clientes;
· Identificação e aproveitamento das melhores oportunidades;
· Desenvolvimento de estratégias mais inteligentes;
· Diferenciação dos concorrentes;
· Criação de posicionamentos únicos e relevantes;
· Aprimoramento da oferta de produtos e serviços.

Diferença entre público-alvo e persona

Os conceitos de público-alvo com persona ainda são muito confundidos pelas pessoas, embora sejam bem distintos.

O público-alvo consiste num comportamento médio de determinados segmentos do mercado e da sociedade, com base nas pesquisas de mercado.

Por outro lado, a persona é a representação semifictícia do cliente perfeito, construída de forma humanizada e personalizada para o negócio, criando um personagem que representa fielmente o comportamento desses consumidores.

Portanto, enquanto a definição de público-alvo se preocupa com as características gerais do cliente, a definição de persona busca compreender um pouco mais a fundo seus problemas, dúvidas e objetivos.

Cada um cumpre um papel diferente dentro do marketing digital. É por esse motivo que as duas ferramentas podem ser usadas de forma simultânea.

Passos básicos para definir um público-alvo

Conheça o mercado

Entender e pesquisar o mercado da empresa é uma forma de determinar quem são as pessoas que estão procurando as soluções oferecidas.

Uma pesquisa de mercado é o começo da pesquisa do nicho em que se deseja trabalhar. Ela ajuda a entender os fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem afetar o desempenho da marca. Para isso, é possível analisar pesquisas do IBGE, por exemplo, e de outros órgãos que tenham coletado dados sobre o segmento em questão.

Conheça a empresa e seu produto

Com o panorama do mercado em mãos, agora é o momento de avaliar as condições da empresa de aproveitar as oportunidades disponíveis. É preciso lembrar que, por mais que se tenha uma grande oportunidade, não dá para fugir da identidade da marca.

Sendo assim, analisar o produto é identificar nele quais são as condições de entregar o que o mercado precisa, podendo ser direcionado para aquele público-alvo que demonstra interesse. No entanto, caso a empresa ainda não tenha esse produto, é possível produzi-lo a partir das necessidades de mercado.

Segmente o mercado

É importante criar subgrupos dentro do mercado que tenham hábitos de compra semelhantes. Para isso, é preciso traçar o perfil das pessoas que compram o produto ou serviço da empresa e desenvolver estratégias com base nessas informações.

Entenda quais são os pré-requisitos para ser um cliente

Independentemente do produto ou serviço comercializado, é natural que o cliente de uma empresa possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios oferecidos.

Com essas informações, é possível entender diversas características importantes do público-alvo sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa, o que ajudará muito na definição das estratégias de marketing digital.

Faça perguntas aos clientes atuais

Uma excelente maneira de conhecer o público-alvo de uma empresa é fazendo perguntas para os seus atuais clientes, a fim de compreender melhor o seu comportamento.

Ao questionar os reais clientes, é possível reduzir as chances de errar na definição de público-alvo, afinal, as informações não serão baseadas em suposições, mas em fatos reais.

É nessa etapa que entram as pesquisas e coletas de dados. Elas são fundamentais para obter características precisas do público-alvo, pois trabalhar somente “no chute” e na dedução não funciona no marketing.

É possível fazer as pesquisas por meio de questionários e formulários online.

Defina seu público-alvo de fato

Depois de realizar as pesquisas, é hora de definir o público-alvo da marca a partir das informações recolhidas. O importante, no fim de tudo, é conseguir entender com quem deve-se dialogar e quais os benefícios que o produto ou serviço em questão deve trazer para essa audiência.

Com a pesquisa feita, é possível preencher alguns critérios, como:

· Demográfico;
· Geográfico;
· Consumidor final ou empresas;
· Geração;
· Características psicológicas;
· Ciclo de vida.

Documente todas as informações do público-alvo

Tão importante quanto conhecer o público-alvo da empresa é garantir que nenhuma das informações coletadas se perca, o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.

A melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do público-alvo. Além de organizar os dados, garantindo que tudo seja usado nas estratégias, esse processo permitirá que outros membros da empresa também acessem as informações com eficiência

CCA Propaganda

Que tal termos uma conversa transformadora para a sua empresa? Fale com a gente e dê o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!

Telefone: (11) 2564-9264
WhatsApp: (11) 4729-4783