Tendências de marketing digital para 2023

Não é segredo para ninguém que o marketing digital muda constante e rapidamente. Afinal, diariamente novos formatos de conteúdo ganham espaço e ferramentas e redes sociais são criadas.

Paralelo a essa crescente evolução, nos últimos anos a transformação digital foi ainda mais acelerada em função das decorrências da pandemia do Coronavírus, iniciada em 2020.

Por conta do isolamento social, pessoas e organizações de diferentes portes e segmentos precisaram se adaptar ao novo cenário, cumprindo a sua rotina remotamente. Dessa maneira, a internet ganhou ainda mais destaque e se tornou um canal imprescindível para a sociedade moderna.

Afinal, o mundo on-line é um grande facilitador de negócios e ter uma boa projeção nesse meio pode fazer toda a diferença para o crescimento e consolidação de uma marca como referência no mercado.

Diante disso, o marketing digital obteve mais importância e evoluiu fortemente. Mais empresas passaram a usar as redes sociais, aproveitando todas as vantagens dessas plataformas para atrair, converter e fidelizar clientes, já que elas podem ajudar com a construção da imagem e reputação de uma marca, o que faz toda a diferença para que o negócio seja reconhecido e considerado pelo público-alvo na hora da aquisição de um produto ou contratação de um serviço.

Portanto, as empresas que não querem ficar para trás, desejam se destacar perante à concorrência e manter o seu posicionamento on-line devem ficar atentas às tendências de marketing digital para 2023, a fim de se adaptar às mudanças e criar as melhores estratégias para aproveitar as oportunidades que surgirem ao longo do ano e alcançar bons resultados, mantendo-se mais competitiva no mercado.

O que esperar do marketing digital em 2023?

1. Marketing baseado em dados (data marketing)

As ações de marketing digital não podem mais ser feitas com base em achismos. A tendência é que os dados sejam cada vez mais responsáveis por guiar as campanhas. Com informações relevantes em mãos, que permitem mapear o comportamento do usuário e traçar tendências, as marcas conseguem elaborar estratégias de marketing mais assertivas.

Por isso, é preciso coletar esses dados e analisá-los, transformando o conhecimento obtido em um importante instrumento na busca pelo melhor retorno sobre o investimento.

Assim, em 2023, muito provavelmente as empresas precisarão ter mais proatividade na coleta de informações por meio de uma variedade de práticas, como a criação de formulários para descobrir informações de seus clientes.

2. Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental

Cada vez mais o cuidado com a diversidade e responsabilidade social precisa estar presente no planejamento de marcas que desejam não apenas aumentar o seu faturamento, mas também contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais envolvidas com causas sociais e ambientais, e atentas aos conteúdos humanizados e relevantes para a sociedade e o meio ambiente.

Essa preocupação também aparece como uma das tendências do marketing digital, que deve  trabalhar cada vez mais com a diversidade, inclusão, sustentabilidade, consumo consciente e responsabilidade ambiental, buscando formas de impactar o consumidor em toda a sua abrangência.

Esses são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos seguidores.

Abaixo estão algumas dicas de como colocar esse conceito em prática:

  • Legendar os vídeos, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas;
  • Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que criar  campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa. Ou seja, que a diversidade esteja presente na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos.
  • Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. Assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. Esse cuidado com a sustentabilidade deve transparecer para o público e é nesse cenário que o marketing entra, para reforçar os valores que a marca defende e a imagem que deseja passar.

3. Experiências híbridas (on e off-line)

Existem algumas mudanças que vieram para ficar. E, dentre elas, as experiências híbridas, que mesclam experiências on e off-line, merecem destaque, diante das possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão, que estão ganhando cada vez mais força.

Assim, a experiência híbrida é uma grande tendência de marketing para 2023. Por isso, é importante que as marcas invistam em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda.

4. Marketing de influência

O marketing de influência é algo que já existe há algum tempo, mas que tem ganhado cada vez mais relevância no mercado. Agora é possível dizer que estamos vivendo a era da colaboração e das parcerias digitais, em que essa tática está sendo usada para alcançar novos públicos, aumentar tráfegos de sites, assim como o alcance das vendas.

Isso ocorre porque as pessoas estão dando mais importância ao conteúdo de outras pessoas (influenciadores), das quais se sentem mais próximas, do que ao conteúdo de empresas.

Entretanto, a forma como o marketing de influência é feito está mudando com o passar do tempo. Isso porque hoje os influenciadores de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas, sim,  verdadeiros embaixadores da empresa.

Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes de uma marca. Assim, é essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que fazem sentido para a empresa e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem.

5. Vídeos

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo vem ganhando cada vez mais força com o TikTok, Instagram e YouTube, já que estas plataformas têm priorizado a entrega de vídeos aos usuários, podendo, assim, ser uma excelente forma de cativar a atenção do público.

Além disso, vale ressaltar que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos.

Neste cenário, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para cada empresa e produzir um conteúdo criativo, original e que agregue valor para o usuário.

Por ser um formato dinâmico, o vídeo permite que a marca produza conteúdos diversificados, que podem ser educativos, motivacionais, apresentar produtos, trazer entrevistas com especialistas, curiosidades e outros temas que são do interesse do cliente final.

6. Conteúdo de qualidade

É fundamental entender que pessoas se relacionam com pessoas. Isso tem impacto direto na forma com a qual a publicidade vem sendo produzida e consumida nos últimos anos, especialmente nas mídias sociais.

Basta um olhar para perceber que a produção de conteúdos ganhou força e aquela propaganda engessada, cujo foco era falar pura e simplesmente do produto, não é mais a melhor saída.

Como solução, as empresas têm buscado formas cada vez mais criativas de atrair consumidores, oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade.

Outra grande aposta para 2023 são os conteúdos interativos, que colocam o usuário como o centro da jornada de compra, mostrando que a marca se importa com suas dores, necessidades, vontades e opiniões, o que é importantíssimo não apenas para a conquista de novos clientes, mas também para sua fidelização.

7. Humanização

Criar projetos, campanhas e conteúdos com foco nas reais necessidades das pessoas que formam a audiência on-line da empresa é fundamental para quem deseja fazer parte de um novo movimento do marketing.

Atualmente, as pessoas já reconhecem um conteúdo humanizado, principalmente quando ele é gentil e utiliza uma linguagem mais intimista.

Por meio de artigos, posts, vídeos e até compartilhando conteúdos de terceiros, é possível criar materiais humanizados de forma orgânica, gerar visibilidade altamente positiva para a marca e ainda escalonar o negócio.

8. Tráfego orgânico

Um dos maiores erros das empresas que investem no marketing digital é focar somente no tráfego pago e não dedicar atenção especial ao usuário orgânico.

Enquanto os anúncios permitem atingir uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, as estratégias orgânicas podem demorar um pouco mais para apresentar resultados, mas a audiência que trazem tende a ser mais engajada e interessada, uma vez que já demonstra genuíno interesse pelo produto ou serviço que a empresa oferece.

Uma boa forma de investir no tráfego orgânico é adotar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que visam otimizar páginas na web para que sejam mais facilmente reconhecidas, lidas, indexadas e ranqueadas nas melhores posições pelo mecanismo de busca.

Dentre as boas práticas de SEO estão a produção de conteúdos de qualidade, boa responsividade do site, uso adequado de palavras-chave, entre outras.

9. Comunidades digitais

A comunidade digital é um ambiente colaborativo que conecta pessoas com interesses e valores em comum, e que estão dispostas a construir um espaço seguro, interativo, dinâmico, com trocas e em constante evolução.

Uma das características mais importantes é o pertencimento e a possibilidade de todos os membros terem voz, ao invés de serem meros receptores de informações.

Comunidades digitais são muito interessantes, apaixonantes, desafiadoras, instigantes, atrativas, humanas, vibrantes e poderosas. São a melhor estratégia de marketing para engajar as pessoas e fazer uma marca decolar.

10. Inteligência artificial

Utilizada para automatizar processos, melhorar a experiência do usuário e personalizar ofertas, a inteligência artificial vem ganhando terreno nos últimos anos e em 2023 não será diferente.

Parte dessa importância se deve ao fato de que os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos e anúncios que, de fato, tenham a ver com seus interesses e necessidades. Por isso, empresas que ainda não utilizam a inteligência artificial devem começar a pensar em como ela pode ser implementada nos seus negócios.

Vale ressaltar que as oportunidades são muito amplas, desde o atendimento ao cliente com chatbots até a otimização de processos por meio do machine learning.

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