Dicas valiosas de marketing digital para empresas

Em um mundo cada vez mais conectado, ter uma presença on-line bem construída, constante e assertiva é fundamental para uma empresa que deseja se destacar em meio aos concorrentes, crescer seu faturamento e aumentar a sua visibilidade, principalmente na internet. Por isso, o marketing digital é extremamente importante para todos os tipos de negócio, sejam eles on-line ou não.

O que é marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de estratégias on-line que as empresas utilizam para entender melhor o seu público-alvo, atrair novos consumidores, satisfazer os desejos de seus clientes e ter uma dimensão de como está o desempenho de suas ações na internet.

É por meio das plataformas e ferramentas disponíveis que as empresas conseguem gerenciar a sua marca, construir uma autoridade on-line, divulgar produtos e serviços de forma estratégica e eficiente, além de se comunicar de maneira humanizada com a sua audiência.

Com cada vez mais pessoas e negócios interagindo no mundo on-line, esse tipo de marketing tem se tornado muito valorizado e praticamente essencial para quem quer se destacar no meio digital.

Vale ressaltar que ele não necessita de um investimento inicial elevado, principalmente em comparação com o marketing tradicional. No entanto, essa não é a única vantagem de sua utilização.

Entre os inúmeros benefícios do marketing digital, é possível citar:

  • Personalização das campanhas e otimização constante;
  • Maior interatividade com a audiência;
  • Dados mensuráveis;
  • Direcionamento mais assertivo;
  • Escalabilidade.

10 dicas de marketing digital para melhorar os resultados da sua empresa

1. Identifique a persona do seu negócio

O marketing digital depende da identificação da persona, representação semi-fictícia do cliente ideal de um negócio, para levar a mensagem da empresa para quem realmente vai comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Por isso, para criar ações personalizadas e eficientes, é preciso mapear as características e personalidade do perfil da pessoa que tem maior probabilidade de se interessar pelo o que está sendo divulgado.

Identificar quem são os potenciais compradores do produto ou serviço é o primeiro passo para desenvolver a melhor estratégia de marketing digital.

Depois dessa análise, é a hora de sintetizar tudo isso em personagens fictícios que representam as expectativas e comportamentos do consumidor real.

A definição da persona é uma forma de facilitar a segmentação das campanhas de anúncios pagos, por exemplo, reduzindo os gastos desnecessários que a empresa tem com publicidade para atrair usuários que não tem interesse em seu produto/serviço.

2. Utilize o funil de vendas

O funil de vendas consiste em juntar diversas táticas de marketing para estimular os leads a virarem clientes do negócio. Essa estratégia é muito usada no Inbound Marketing e monta uma jornada de compras que seguirá o cliente, desde o contato inicial com a marca até a fidelização.

Para isso, o funil é composto por quatro etapas: atração, conversão, compra e encantamento, que representam os momentos pelos quais o potencial cliente passa antes de chegar intuitivamente até a solução oferecida.

Explicando melhor, pode-se dizer que antes de realizar uma compra as pessoas passam pelo seguinte caminho:

  • Ouvir falar da empresa;
  • Buscar mais informações e feedbacks sobre ela;
  • Procurar um produto vendido pelo negócio;
  • Realizar a compra;
  • Ficar satisfeito com o que foi entregue;
  • Ser fiel à empresa;
  • E, por fim, indicar o lugar para outras pessoas.

3. Esteja presente nas redes sociais

Mesmo que um negócio não seja digital, as pessoas vão buscar informação sobre ele na internet. E, se elas não encontrarem nada, provavelmente, encontrarão seus concorrentes. Por isso, é fundamental que a empresa esteja presente em todas as plataformas que o seu público-alvo utiliza para consumir informação.

Além de sites e blogs, as redes sociais são um importante canal de divulgação e relacionamento com os clientes.

Estar presente digitalmente é uma forma de conversar diretamente com o público, gerar engajamento e identificação com a marca, responder dúvidas e fazer ofertas.

4. Tenha um domínio próprio

Ter um domínio próprio, ou seja, um endereço próprio na web, é extremamente importante, tanto para passar profissionalismo, como também para atrair mais visitantes e conquistar novos clientes.

Com isso, é possível colocar um URL personalizado no site, registrar um e-mail com o nome do negócio e ter a possibilidade de criar subdomínios.

Além disso, é essencial apostar em um design responsivo, que diz respeito à adaptação do layout de páginas web a qualquer formato de tela. O foco deve ser 100% na experiência do usuário para que todas as outras estratégias de fato funcionem.

5. Utilize o e-mail marketing

Como o e-mail ainda é uma ferramenta muito utilizada pelas pessoas, uma boa estratégia é as empresas aderirem ao e-mail marketing, que consiste em falar com os clientes por meio do e-mail.

É possível usar o e-mail marketing para comunicar as novidades para o público por meio de uma newsletter, criar fluxos de nutrição de novos leads ou disparar comunicados automáticos em caso de abandono de carrinho na loja virtual.

As possibilidades são muitas. Porém, o mais importante é seguir as principais normas e disparar as mensagens para os usuários que aceitaram receber tais envios. Caso contrário, os conteúdos têm grandes chances de serem sinalizados como SPAM.

6. Invista em marketing de conteúdo

Muitas vezes, ao se falar de marketing digital, as pessoas pensam que apenas os anúncios são suficientes para atrair novos compradores e fidelizar os antigos.

Mas, na verdade, também é necessário produzir materiais que despertem o interesse dos consumidores, eduquem e os ajudem a entender melhor do que se trata a empresa e quais são os seus valores. Assim, a base para uma boa estratégia de marketing digital está na produção de conteúdos de qualidade e com informações úteis, voltados para temas relevantes.

Afinal, entregar as respostas ou soluções que os usuários procuram para os seus problemas é um fator determinante para criar um relacionamento com o público-alvo e, possivelmente, convertê-los em clientes fiéis.

Dessa forma, a empresa consegue se aproximar de seus consumidores e fideliza-los, e pode até se tornar uma autoridade em seu nicho, ao fazer publicações constantes sobre as tendências do seu mercado.

7. Domine as técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, otimização para motores de busca. Essa estratégia envolve um conjunto de técnicas que possibilita que os conteúdos sejam encontrados quando usuários fizerem buscas em motores como o Google.

Dominar e utilizar essas técnicas são pontos muito vantajosos para qualquer negócio no meio digital, já que não custa nada e pode gerar resultados surpreendentes.

Para ter sucesso com as técnicas de SEO, é necessário muito planejamento, acompanhamento e envolvimento de várias equipes, como desenvolvimento, design e conteúdo. E também é necessário entender que os resultados começam a aparecer de médio a longo prazo. Porém, todo o esforço com SEO vale muito a pena.

8. Busque palavras-chave

As palavras-chave são o conjunto de palavras, frases ou conceitos que sintetizam o ponto principal de um assunto.

No marketing digital, elas são usadas para orientar a construção de sites, posts de blog, landing pages, entre outros conteúdos.

Ao trabalhar essas palavras juntamente às técnicas de SEO, é provável que as páginas fiquem bem posicionadas nos mecanismos de busca e recebam mais cliques.

Isso acontece porque quando uma pessoa acessa o Google, por exemplo, e procura por um determinado assunto, intuitivamente ela utiliza esses termos. Ou seja, usar palavras-chave nos conteúdos faz com que a marca atinja o público que a está procurando.

9. Invista em anúncios

Embora o marketing de conteúdo e as estratégias de SEO sejam suficientes para atrair os primeiros visitantes, números mais expressivos podem demorar um pouco para aparecer. Caso a intenção seja conseguir resultados mais rápidos, é necessário investir em anúncios.

São muitas as possibilidades de promoção de conteúdos na internet. Por isso, vale a pena entender mais sobre as estratégias de mídia paga, como anúncios em redes sociais e Google Ads.

O interessante de investir em mídia paga é que ela permite a segmentação dos anúncios de acordo com um público específico. Ou seja, os anúncios só serão exibidos para as pessoas que se encaixam no perfil das personas da empresa ou, em outras palavras, para seus potenciais compradores.

10. Saiba analisar os dados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é poder usar a inteligência de dados a favor da empresa e ter acesso a dezenas de informações sobre os resultados das ações feitas.

Na internet, é possível medir tudo, desde tráfego e cliques, até comportamento e conversões, e muito mais. Isso facilita a visualização de como o público reage aos diversos conteúdos publicados.

No entanto, é necessário saber analisar os números fornecidos. Caso contrário, essa vantagem não será útil. Para usufruir bem dessa ferramenta, é preciso planejar as estratégias, definir objetivos claros e determinar indicadores de desempenho, ou KPIs, para poder mensurar as ações.

Os KPIs permitem acompanhar as métricas de desempenho e entender quais estratégias estão dando certo e quais não estão trazendo resultados. Além disso, é possível ver onde continuar investindo e onde não investir mais, criar relatórios objetivos e contar com informações relevantes para tomar decisões e melhorar cada vez mais.

Alguns dos KPIs mais usados são:

  • Taxa de conversão;
  • Origem do tráfego;
  • Aquisição de leads;
  • Interações sociais;
  • Conteúdos mais lidos.

CCA Propaganda

Que tal termos uma conversa transformadora para a sua empresa? Fale com a gente e dê o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!
Telefone: (11) 2564-9264
WhatsApp: (11) 4729-4783
atendimento@ccapropaganda.com.br