As redes sociais, mais do que nunca, integram a rotina e fazem parte da vida de bilhões de pessoas, que estão conectadas 24 horas por dia, produzindo e consumindo diferentes tipos de conteúdo.

Nesse contexto, as redes sociais se tornaram plataformas indispensáveis para milhares de empresas em seus modelos de negócios, já que são poderosas ferramentas de divulgação.

Elas dão a possibilidade de interagir e de se aproximar dos clientes, passar uma boa imagem da marca e difundir conteúdo relevante, sempre gerando bons resultados para as organizações.

Por que é importante uma empresa ter redes sociais?

Tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, as redes sociais são extremamente importantes, já que elas modificaram totalmente a maneira como as pessoas se comunicam entre si. Isso porque elas permitem agilidade e praticidade, o que propicia uma comunicação horizontal mais direta entre consumidores e instituições.

Para ter presença na internet, as empresas devem usar o marketing digital como principal ferramenta para aquisição e fidelização de clientes. Isso significa que as marcas devem trabalhar uma excelente divulgação on-line, principalmente nas redes sociais, para dialogar de forma expansiva e aumentar o seu alcance.

Nesse movimento, as empresas precisam aprender a falar a linguagem do seu público-alvo e ser ágeis o bastante para responder as demandas dos leads para converter em clientes. Afinal, o consumidor gosta de um serviço rápido.

Em quais redes sociais uma empresa deve estar presente?

É importante conhecer as principais redes sociais do momento e de que forma elas podem ajudar cada negócio a se tornar uma referência no mundo da internet.

Primeiro, é essencial saber quem é o público-alvo da empresa e, então, qual é o seu perfil, o que pode ser facilmente descoberto com uma pesquisa de mercado.

Após essa coleta de informações, é preciso criar uma persona para a marca. Esta é uma das melhores formas para que as estratégias de comunicação sejam bem-sucedidas e tenham mais conversão, já que a partir da persona é possível saber quais canais são usados pelos principais consumidores, quais tipos de conteúdos eles consomem, entre outras coisas.

Também é necessário saber qual é o objetivo do negócio dentro da plataforma, que pode ser: vender, divulgar a marca, criar conteúdo, conversar com clientes, sanar dúvidas, entre outras opções.

Tipos de redes sociais

De fato, o diálogo entre uma marca e o seu cliente fica mais dinâmico e espontâneo quando é feito dentro das redes sociais. Porém, é imprescindível se atentar ao tipo de comunicação que está sendo utilizado em cada rede.

Abaixo estão quatro tipos de redes sociais:

Redes sociais de relacionamento

· Instagram

O Instagram vem ganhando cada vez mais destaque e, atualmente, tem milhões de usuários no mundo. Ele é uma das melhores redes sociais para compartilhar fotos e vídeos. Sendo assim, é bom evitar textos muito longos e dar preferência a postar conteúdos por meio de vídeos ou carrosséis (uma sequência de fotos).

No caso de uma marca, é possível criar uma conta de empresa ou produtor de conteúdo. Dessa forma, dá para ter acesso a ferramentas que no perfil normal não aparecem.

O engajamento, ou seja, a interação dos seguidores com o perfil é extremamente forte no Instagram. Em outras palavras, o orgânico ainda funciona muito bem nessa plataforma, mas tudo depende de uma boa estratégia de conteúdo.

O Instagram é a rede social com mais recursos diferentes, como Stories, Destaques, IGTV, Live e Loja. É importante conhecer e entender cada um deles para saber quais vão funcionar melhor para cada tipo de negócio.

· Facebook

Atualmente, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada no Brasil. É uma plataforma bem simples de administrar e também bem intuitiva. Nele, é possível postar de tudo, de textos a fotos, informações importantes sobre o negócio, vídeos e gifs.

Empresas devem criar uma página, que é diferente do perfil normal dos usuários. Assim, é possível que os clientes curtam a página e recebam as atualizações em seus feeds.

Além disso, o Facebook é uma das redes sociais mais abertas para o investimento e possui várias ferramentas que ajudam a administrar as páginas. O algoritmo da plataforma prioriza cada vez mais posts de páginas que investem em anúncios. Dessa forma, os posts orgânicos ganham pouca visibilidade na rede. Portanto, é muito importante ter uma verba reservada para esse fim.

· Twitter

O Twitter, além de ser uma rede social, também é considerado microblog e canal de notícia. Sua principal característica é a instantaneidade, ou seja, tudo que é tendência estará no Twitter na mesma hora.

As publicações do Twitter, chamadas de Tweets, são curtas e possuem no máximo 280 caracteres. Nele, também é possível seguir perfis, mandar mensagens privadas, divulgar vídeos, fotos e links externos.

É uma excelente maneira de interagir de forma rápida e direta com os usuários, e divulgar as novidades da marca de maneira objetiva. Isso pode ser crucial para atrair novos consumidores e gerar leads.

Redes sociais de entretenimento

· YouTube

O YouTube é a plataforma de vídeos do Google e conta com centenas de milhares de horas de conteúdo assistidas diariamente e mais de 1 bilhão de usuários cadastrados.

Um canal no YouTube para uma empresa não deve apenas focar em vídeos institucionais e depoimentos de clientes. Nesse caso, a ideia é sair da zona de conforto e deixar a criatividade falar mais alto. Logo, a intenção deve ser criar conteúdos de qualidade, que vão agregar valor ao negócio.

Por isso, incluir o YouTube na estratégia de marketing pode fazer com que a marca se torne uma referência no seu setor, e consequentemente, tenha mais visibilidade.

· TikTok

O TikTok é a rede social que mais tem crescido nos últimos anos. Ele foi criado para gravar, editar e compartilhar vídeos sobre qualquer assunto com duração de até 60 segundos.

A ferramenta de edição da plataforma é uma das chaves para o seu sucesso , pois por meio dos diferentes recursos que oferece, como fundos musicais, adesivos, textos, filtros, efeitos visuais ou sonoros, são criados vídeos realmente divertidos.

Assim como o Instagram, é recomendado que a conta no TikTok também seja profissional. Desta forma, é possível ter acesso às estatísticas do perfil, que vão ajudar a criar as melhores estratégias para essa rede social.

· Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens, que funciona como um quadro de criações e ideias para diversos assuntos e categorias. Ele funciona basicamente como uma ferramenta de pesquisa e inspiração.

Nele, é possível não só publicar, como também compartilhar postagens de outros usuários, colocando as imagens em um mural de inspirações, conhecidos como boards. Comentários e outros tipos de interações também são possíveis.

Assim como em outras redes sociais, é preciso criar uma conta comercial no Pinterest e, em seguida, vincular o negócio on-line a essa conta. Depois, é necessário encontrar as palavras-chave certas para a marca.

Redes sociais profissionais

· LinkedIn

O LinkedIn é ideal para empresas B2B. Nele, é possível interagir com os usuários, divulgar a marca e também recrutar funcionários. É a melhor rede social para fazer networking.

Por isso, é importante manter o perfil da empresa sempre atualizado, postar e/ou compartilhar conteúdos relevantes ao seu nicho e participar de grupos e fóruns que tenham sinergia com o seu setor. Tudo isso somado a uma boa estratégia de conteúdo, pode ajudar a gerar leads para o negócio.

Redes sociais de nicho

Como o próprio nome diz, as redes sociais de nicho atendem públicos com necessidades específicas. Ou seja, elas abordam temas únicos para uma parcela menor, mas significativa de usuários.

· Meetup (eventos);
· Twitch (jogos);
· TV Time (filmes e séries).

As tendências de mercado voltadas para redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas das empresas que desejam crescer de forma digital. Mas, para que isso aconteça, os materiais produzidos pelas marcas devem sempre ser relevantes para o público.

Além de divulgar produtos e serviços, é preciso entregar aos usuários conteúdos que sejam interessantes e, ao mesmo tempo, atuais. Assim, fica muito mais fácil trabalhar o branding e captar novos leads.

Uma dica é sempre ficar de olho nas novidades, inovações e referências. É fundamental analisar o que outras empresas andam fazendo e criar um plano de ação baseado em ideias que façam sentido para o negócio.

Além disso, é importante lembrar que a construção de uma marca consolidada na internet pode levar tempo, então é essencial ter paciência e não perder a constância e qualidade das postagens, pois todo o esforço tem grandes chances de ser recompensado com o reconhecimento dentro das principais plataformas.

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