Ter um site bem estruturado e completo é primordial para qualquer empresa alcançar mais visibilidade na internet e, consequentemente, conquistar um número maior de clientes.

Isso porque o site funciona como uma vitrine para o negócio, contendo todas as informações importantes para o seu público-alvo, ou seja, o DNA da marca.

Em uma estratégia de marketing digital, o site é o centralizador das estratégias de comunicação e deve cumprir seu papel, assim como trabalhar de forma coordenada com outros meios, a fim de gerar os melhores resultados no mundo on-line e facilitar o atendimento ao cliente.

Criar um site não quer dizer que a empresa não possa ter uma loja física, muito pelo contrário, as duas coisas se complementam. É muito comum hoje um cliente pesquisar sobre uma marca na internet antes de estabelecer um contato mais próximo.

Como o site tem sido utilizado?

Ter um site é como estabelecer uma filial para a empresa na internet. É uma chave para ter acesso a diferentes localizações, rompendo barreiras geográficas e temporais. Desse modo, muitas companhias têm utilizado esse canal de diferentes formas.

O estilo mais tradicional é o do site institucional, com diversos menus e páginas. São páginas de apresentação da marca, com dados gerais sobre ela, do que oferece (produtos ou serviços), de parceiros, etc.

Assim, com todas as informações mais importantes disponíveis em um só lugar, o cliente consegue entender basicamente tudo o que precisa sobre a empresa e, posteriormente, tomar a decisão de entrar em contato ou não.

Há casos de negócios menores que utilizam o modelo “one page”, site com apenas uma página. É um canal mais focado em apresentar os produtos e serviços de forma direta, justamente para estimular o contato, sendo que o usuário deve usar o mouse para dar scroll e conferir mais informações.

Existem também outros modelos. Há o que inclui um espaço para publicações próprias, em um blog. Esse tipo de canal é sempre atualizado com novas postagens, que atendem ao propósito do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

12 razões para uma empresa criar um site

1 – Transmitir mais credibilidade

Um site é essencial para trazer a credibilidade já existente para o mundo digital. Se uma empresa tem uma presença forte no mundo off-line e precisa traduzir isso de alguma forma para a internet, o site é a melhor opção, já que ele consegue passar uma imagem mais profissional para os consumidores.

Evidentemente, perfis nas redes sociais também ajudam. Porém, enquanto nessas plataformas há limitações em relação ao que é permitido ou não, um site pode ser totalmente personalizado. É como ter um espaço único da marca para trazer uma experiência similar à boa vivência que ela já proporciona de maneira off-line e usar artifícios diferentes para promover seus produtos/serviços.

2 – Posicionar a marca no mercado

Um site é um marcador de presença no mundo virtual. A empresa que tem uma página funcional consegue se posicionar bem como uma organização que atua no digital e que trabalha para buscar resultados. Desse modo, estabelece-se como competitiva, até com companhias maiores.

No mundo digital, a concorrência depende menos do tamanho da empresa e mais das medidas corretas que cada negócio toma. Ao investir corretamente em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, é possível conseguir tráfego orgânico qualificado para superar a concorrência e alcançar o cliente, de modo a reforçar a sua autoridade.

Além disso, ter um site abre portas para a construção dessa autoridade. É possível aplicar as melhores táticas para gerar um domínio forte, reconhecível e que se destaca no mundo virtual.

3 – Maior visibilidade da empresa

Com um site, é possível estar na internet e crescer com um trabalho de marketing digital que possibilite ganhar resultados muito expressivos, atraindo clientes, construindo relacionamentos, proporcionando experiências positivas e gerando mais conversões.

Além disso, o site quebra as barreiras da localização geográfica. Dependendo do tipo de produto ou serviço, o desempenho não será mais restrito aos clientes que estão próximos à empresa. Em vez disso, será possível lidar com pessoas de qualquer lugar do país e do mundo.

4 – Ficar acessível aos clientes a qualquer momento

Um site é uma forma de tornar a empresa acessível aos seus clientes o tempo todo. Diferentemente de estabelecimentos físicos, que trazem a limitação de apenas atender às pessoas em horário comercial.

No site, por outro lado, há informações úteis para acesso a qualquer momento, o que gera maiores possibilidades de conversão e convencimento dos consumidores.

5 – Ser encontrado pelos usuários do Google

Não é novidade para ninguém que hoje em dia as pessoas estão procurando tudo na internet e, se não encontrarem uma empresa, certamente encontrarão seu concorrente.

Sendo assim, um site é uma ótima maneira de se conectar aos clientes por meio das buscas no Google, já que ele é o maior mecanismo de pesquisa da internet e é o que a maioria das pessoas recorre quando tem uma pergunta ou precisa resolver uma necessidade.

Quando as pessoas pesquisam qualquer coisa no buscador, as páginas com as melhores respostas são exibidas, o que dá às empresas a chance de serem conhecidas por esses potenciais consumidores.

Portanto, a criação do site deve ser feita de acordo com as técnicas de SEO, que permitem aos robôs do Google vê-lo como algo de qualidade e relevante para a experiência dos usuários. Esse é o passo inicial para quem quer aumentar a visibilidade e tráfego, ter pessoas conhecendo a marca no mundo on-line e transformar essas visitas em vendas.

6 – Gerar leads

Leads são contatos em potencial para tornarem-se clientes da empresa. São pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse nas soluções propostas pelo produto ou serviço oferecido.

O processo é simples: as pessoas encontram o site da marca, se interessam pelo conteúdo e cadastram o e-mail ou telefone para receber mais informações ou trocam essa informação por um material produzido.

A partir disso, é possível acumular contatos de pessoas que podem vir a ser clientes. Para isso, é necessário apenas fazer o chamado “nutrição de leads”, que é o processo de manter essa pessoa bem informada e atualizada até que ela se sinta à vontade para realizar a compra.

7 – Atrair novos clientes

Com um site e uma boa estratégia, é possível atrair novos clientes. No marketing digital, existe uma grande variedade de técnicas e ações, e é possível contar com a ajuda de profissionais ou agências especializadas para identificar as melhores para cada empresa.

Um bom plano de marketing digital, adequado aos objetivos da marca e ao público que se deseja alcançar, resulta em infinitas possibilidades para atrair novos clientes.

8 – Aumentar as conversões (vendas)

Por meio do site, a empresa consegue promover seus produtos e serviços de forma visual, dinâmica e atraente, proporcionando uma experiência positiva aos visitantes, além de expandir suas operações.

Além disso, é possível usar ações que incentivem um relacionamento mais próximo entre a empresa e os visitantes, como a criação de páginas de destino, pop-ups e chatbots, levando-os à decisão final de compra. Dependendo do segmento, também dá para investir em uma ferramenta de orçamento on-line ou em uma loja virtual, aumentando ainda mais as vendas.

Portanto, um website com as informações corretas e bem estruturadas é muito útil na experiência e na jornada do consumidor. Afinal, ele funciona como uma vitrine de produtos e serviços que fica com as portas abertas 24 horas por dia. Ou seja, mesmo fora do horário comercial, a marca está atraindo e conquistando novos clientes.

9 – Fidelizar os clientes

Com as estratégias de marketing digital bem executadas no site, é possível acompanhar o consumidor durante todo o processo de compra. Assim, o cliente se sente valorizado, sabe que sua opinião é relevante para a empresa e fará questão de retornar sempre que precisar de um novo produto.

Para fidelizar clientes, é necessário investir em bons conteúdos, promoções on-line, cadastros para obter diferentes recursos, entre outras opções. Assim, é possível sempre chamar a atenção do público-alvo da marca, para que ele visite com frequência o site e, consequentemente, aumente as chances dele adquirir algo.

10 – Interação com as redes sociais

O site serve para reforçar o trabalho feito nas redes sociais. Ou seja, é possível fazer links que direcionam os visitantes para os perfis nas mídias e os artigos do blog podem permitir o compartilhamento, comentários e curtidas nessas plataformas. Da mesma forma, por meio das redes sociais, é possível gerar tráfego para o conteúdo publicado no site.

Com uma página completa e efetiva, há muito mais conteúdo para publicar e mais ofertas interessantes para postar nesses espaços. Essa conectividade garante que mais pessoas sejam alcançadas e convertidas em clientes.

11 – Facilidade de respostas padrão

Toda empresa provavelmente possui uma lista de perguntas quase “padrão” e comuns à maioria das pessoas. Com um site, é possível criar uma página específica e exclusiva sobre perguntas frequentes.

Essa facilidade para os visitantes encontrarem informações importantes gera um sentimento positivo em relação à empresa, pois facilita sua busca e também ajuda a superar possíveis obstáculos que podem impedir a venda. Além disso, também reduz o número de contatos com a equipe, deixando-os mais livres para realizar outras tarefas mais importantes no atendimento ao cliente.

12 – Reduzir custos com publicidade

Ter um site próprio é uma ótima ideia, pois reduz custos com publicidade, já que o marketing digital é consideravelmente mais barato do que o tradicional e altamente mais lucrativo também.

Em vez de investir todo o seu orçamento em anúncios e em recursos para trazer o consumidor para perto, a marca pode desenvolver o seu próprio endereço na internet para atraí-lo de forma orgânica.

Ou seja, a partir do trabalho com SEO, é possível captar as pessoas por meio das intenções de busca. Se há menos gastos com publicidade, a empresa pode alocar esses recursos para outras áreas. Dessa forma, é possível expandir os negócios de forma mais eficiente, com maior retorno e menos custo de aquisição de clientes.

O que um site deve ter?

Para que um site realmente traga bons resultados para a empresa, é preciso que ele atenda a algumas exigências, como:

  • Ser dinâmico e fácil de atualizar;
  • Ter boa arquitetura de informação e ser fácil de usar;
  • Ser responsivo (adaptável a qualquer dispositivo) e feito por profissionais;
  • Ser otimizado para o Google (SEO);
  • Publicar conteúdo relevante;
  • Ter uma conta do Analytics (métricas).

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