Um dos pontos chave para uma empresa causar um impacto positivo, despertar o interesse do público e se destacar da concorrência em um ambiente extremamente competitivo como a internet é o desenvolvimento de uma identidade visual consistente e bem elaborada nas redes sociais.
Essa é uma estratégia que está ligada diretamente ao branding, que é o posicionamento estratégico e o gerenciamento da marca. Isso porque ela busca fortalecer a marca e torná-la memorável aos consumidores por meio de uma comunicação visual coerente, que facilite a sua identificação e transmita a sua essência.
Esse reconhecimento é fortalecido pelo uso adequado de cores, imagens e tipografias que remetem à marca, levando em consideração seu conceito e objetivos, além de outros componentes visuais já existentes.
Com uma boa identidade visual, é possível impactar diretamente na atração da audiência para o perfil da empresa, evidenciando as publicações em meio à linha do tempo, que é constantemente bombardeada com todos os tipos de conteúdos.
Afinal, o que é identidade visual?
Na hora de se criar uma marca, há uma etapa fundamental para o sucesso dela no mercado: a identidade visual. Afinal, esse é o principal ponto de contato das pessoas com a empresa, o que permite desde a identificação de quem ela é, em qual setor atua e que tipo de produto/serviço disponibiliza até a criação de reputação e vínculos emocionais.
Assim, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que caracterizam uma marca, ou seja, é a representação do posicionamento, valores e ideais da empresa em imagens, cores e formas, sendo responsável por mostrar, logo no primeiro impacto, as suas principais características.
É onde entram os logos, símbolos, esquemas de cores e tipografia que identificam a personalidade de uma organização e dizem como ela vai transmitir o seu conteúdo na internet.
Nas redes sociais, a identidade visual faz ligação com o uso desses componentes em perfis, postagens e anúncios. Ao usar sempre os mesmos elementos, é possível facilitar o reconhecimento da empresa pelo público, fortalecer a marca e transmitir uma imagem de profissionalismo. Em longo prazo, isso pode colaborar com a autoridade e confiabilidade do negócio diante dos consumidores.
Essa imagem criada no mundo digital é também complementar ao tom de voz determinado pela empresa para conversar com sua audiência e para se posicionar no mercado.
Por que a identidade visual é importante?
As principais concepções de uma marca devem estar representadas na identidade visual. Afinal, a função dela é ter elementos que contem a sua história por meio de imagens reconhecíveis num piscar de olhos. E isso não se limita ao logotipo, pois todos os detalhes têm o poder de expressar ideias e causar sensações.
Portanto, a identidade visual nas redes sociais é importante para estabelecer uma imagem memorável do negócio. Além disso, ela ajuda a criar designs exclusivos para as páginas da empresa nas redes sociais, anúncios, banners, posts e demais comunicações.
Uma presença marcante nessas mídias pode turbinar as vendas e estreitar o relacionamento com os clientes, além de fazer com que a marca seja vista como fonte de inspiração.
Por isso, é importante manter uma identidade visual sólida em todos os perfis e postagens, a fim de agregar valor à empresa e garantir que seu público a reconheça em cada publicação nas redes sociais.
Quais aspectos estão englobados na identidade visual?
Toda marca tem a sua particularidade e isso precisa ser levado em conta na hora de elaborar a identidade visual. Com isso em mente, pode-se planejar:
Definição da paleta de cores
Esse é um dos primeiros passos para criar um padrão na identidade visual e levam-se em conta as cores primárias da marca, que geralmente são expressas no logo e principais materiais gráficos.
É fundamental que as cores nas redes sociais conversem com todo o resto, para não criar uma divergência visual, pois elas auxiliam diretamente na associação com a empresa.
Curadoria de imagens
Outro passo importante é entender o tom que as imagens terão. Elas precisam fazer sentido para a audiência da marca e respeitar o perfil do público-alvo, levando em consideração suas características.
Como nem toda empresa tem a oportunidade de produzir as suas próprias fotos com qualidade, os bancos de imagens são poderosos aliados.
Aplicação de filtros
Com a paleta de cores definida e as imagens escolhidas, é interessante elaborar um filtro de edição, que padroniza a exposição das fotos, o tom das cores, luz, brilho, textura e qualquer outro efeito que faça sentido para a marca.
Tipografia
As fontes devem complementar a composição visual, de forma a reforçar o conceito da marca. É interessante também trabalhar com duas “famílias” de fontes que se complementam. Assim, os layouts ficam mais dinâmicos e menos monótonos.
Como uma identidade visual consistente auxilia no marketing digital?
As redes sociais de uma empresa são como cartões de visita virtuais. Elas são, muitas vezes, o primeiro contato que potenciais clientes têm com a marca. Por isso, o feed precisa ser harmônico, organizado, agradável e fazer sentido dentro da comunicação geral, além de trazer informações pertinentes para o público.
O bom design também estimula o engajamento nas redes sociais, já que chama muito mais a atenção dos usuários que se depararam com a publicação. Em longo prazo, o perfil passa a crescer mais e a apresentar melhores resultados, com uma audiência que preza pelos seus conteúdos.
Portanto, investir em uma identidade visual padronizada agrega valor e qualidade aos produtos e serviços ofertados. Isso porque ela atua como uma ferramenta que reforça a lembrança e autenticidade da marca, e transmite credibilidade de forma consistente, aproximando-a de seus clientes.
Benefícios da identidade visual
Abaixo estão os principais benefícios de investir em uma identidade visual sólida:
Padronização
O uso de uma identidade visual padroniza toda a comunicação visual de uma empresa e agrega qualidade estética a tudo relacionado à marca, tornando-a mais identificável ao consumidor e facilitando seu diálogo com o público.
Identidade
Como o próprio nome já diz, a identidade visual comunica ao público a identidade da marca, o que é fundamental para que ela seja reconhecida com facilidade pelos clientes.
Destaque
A identidade visual, se bem feita, pode ajudar a destacar uma organização diante dos outros concorrentes e deixar a marca sempre em evidência no mercado.
Profissionalismo
Quando uma empresa utiliza uma identidade visual, é possível comunicar com ela todo o profissionalismo que seu produto e serviço oferece, além de evidenciar que é uma organização séria e comprometida.
Como criar uma identidade visual marcante?
Agora é hora de conhecer alguns detalhes que envolvem a criação da identidade visual de uma empresa e conferir algumas dicas para planejá-la e executá-la da melhor forma possível:
Tenha os valores da empresa bem estabelecidos
É essencial ter os valores da sua empresa muito claros, para que, mais adiante, a identidade visual não entre em conflito ou fique descontextualizada. Por exemplo, quanto ao que a organização representa, acredita e defende.
Pense na sua empresa
É fundamental pensar em como quer que a sua empresa seja vista no mercado e que tipo de mensagem gostaria de passar aos seus consumidores. Logo, isso te ajudará a definir questões de estrutura dos conteúdos, que transmitem a identidade que você gostaria de construir para o seu negócio.
Conheça seu público
Saber quem é o público-alvo da sua empresa e quais características o define, assim como as preferências que ele tem, é imprescindível. Assim, é possível identificar o tipo de linguagem mais adequada, estruturando um planejamento de comunicação que seja capaz de dialogar corretamente com esses usuários.
Crie uma comunicação eficiente
Estruture um planejamento de comunicação e siga-o para manter a consistência do diálogo com os seus consumidores e o padrão de qualidade em todos os materiais, a fim de atingir cada vez mais potenciais clientes.
Defina um estilo de design para seguir
O estilo de design do símbolo da marca deve ser bem planejado. Isso é necessário por uma razão simples: existem inúmeras empresas ao redor do mundo. Portanto, a sua identidade precisa ser o mais autoral possível para que não traga um resultado genérico ou muito simplista.
Seja objetivo na sua identidade visual
A identidade visual pode ser criativa, artística, moderna e, inclusive, inovadora. Porém, é preciso sempre ter em mente o objetivo dela: tornar a sua marca reconhecível em qualquer contexto em que ela apareça.
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