Para aparecer no topo das pesquisas, uma empresa tem duas opções: a busca patrocinada e a orgânica. A primeira acontece quando a marca paga para colocar links patrocinados em posições de destaque nas buscas. A segunda acontece naturalmente, quando o link da página atende aos critérios de ranqueamento dos mecanismos.

Embora seja possível obter bons resultados com a campanha patrocinada, é com a busca orgânica que as pessoas tendem a se relacionar melhor. Isso torna o investimento em SEO ainda mais necessário, pois é ele quem dará à empresa condições para apresentar um conteúdo qualificado para a audiência e criar oportunidades de vendas.

Ao aperfeiçoar o site da marca, em função das exigências dos mecanismos como o Google, a tendência é ter maiores condições para ocupar o topo das pesquisas e atrair um número maior de pessoas interessadas naquilo que está sendo oferecido.

O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa alcançar melhores resultados para um site nos mecanismos de busca, como o Google. Isso tudo por meio de palavras-chave definidas de acordo com a estratégia de marketing digital de cada negócio.

Uma otimização eficiente, que busca fazer com que a marca seja encontrada mais facilmente e seja melhor avaliada nos algoritmos de busca, posiciona o objeto de análise no topo das páginas de resultado, podendo chegar até mesmo na primeira colocação. Quanto melhor classificada a página estiver, maior a chance de a empresa ser encontrada por um cliente em potencial.

Isso porque, atualmente, as pessoas estão priorizando cada vez mais a pesquisa online antes de tomar uma decisão de compra e, na maioria das vezes, costumam dar atenção apenas aos primeiros resultados de busca. É por isso que estar bem posicionado/ranqueado é um argumento positivo a ser levado em consideração.

Onde o SEO pode ser utilizado?

O SEO pode ser utilizado em diferentes cenários, sempre que for necessário tornar um conteúdo visível para mais pessoas. Algumas situações comuns são:

· Em casos de sites que contam com a audiência para obter lucros com cliques em anúncios;

· Quando prestadores de serviços buscam conversões para seus negócios na rede;

· Em situações em que e-commerces precisam chamar a atenção para seus produtos;

· No branding, pois o SEO gera um melhor posicionamento da marca e cria autoridade em um determinado assunto, fazendo com que a empresa se torne referência no que faz.

Funcionamento dos mecanismos de busca

Os mecanismos de busca são ferramentas que contam com a automação de pesquisas, que varrem a internet e organizam os assuntos para que sejam disponibilizados aos usuários da melhor forma.

Para isso, eles utilizam algoritmos que classificam as páginas da internet conforme um determinado assunto ou palavra-chave, apontando a relevância de cada página dentro de uma busca.

O algoritmo do Google, principal buscador da atualidade, utiliza três processos para realizar esse levantamento e entregar as informações aos usuários:

Rastreamento

A primeira etapa é o rastreamento, processo pelo qual o Googlebot identifica as páginas novas para enviá-las à lista de resultados do buscador. Para realizar essa ação, os robôs utilizam algoritmos para determinar a priorização e frequência de indexação.

O Googlebot visita cada uma das páginas, verifica a existência de novos links ou alterações e envia para a indexação, atualizando suas informações.

Indexação

A indexação é o próximo processo, no qual o Googlebot realiza a análise e o processamento de todas as novas páginas e também das alteradas, incluindo todas elas em seu índice.

São indexadas informações acerca do conteúdo do site, sua data de publicação, título, descrição, performance, região e dados estruturados.

Busca

Por fim, há a terceira fase, a busca propriamente dita. Ela não ocorre diretamente na internet, mas sim em um índice do próprio Google. É possível que as páginas listadas já não existam mais ou tenham sido alteradas, já que leva um tempo para que as atualizações ocorram.

Quais são os fatores de posicionamento do SEO?

Uma boa estratégia de SEO deve levar em consideração diversos fatores. Entre os principais, é possível destacar os seguintes:

Qualidade do conteúdo

O primeiro e mais importante fator de todos é a qualidade do conteúdo, ou seja, a relevância que a página tem para uma determinada pesquisa.

Na hora de criar um material, é necessário entregar informações úteis, que atendam realmente às demandas do usuário e respondam às suas dúvidas.

Vale destacar que um bom conteúdo não serve apenas para garantir um bom ranqueamento no Google, mas também para gerar autoridade e trazer uma maior confiança para a audiência que presta atenção no que a marca publica na internet.

Nesse cenário, o marketing de conteúdo é uma ferramenta muito útil e poderosa.

Responsividade

Grande parte da navegação na internet hoje em dia é feita por meio de dispositivos móveis e o Google está sempre preocupado com a experiência de seus usuários.

Aliás, o próprio Google já declarou que prioriza o posicionamento de sites que sejam mobile ou que contenham responsividade. Essa importância vem do entendimento de que é necessário entregar a melhor experiência possível.

Portanto, é fundamental que a empresa conte com um site responsivo ou uma versão completamente mobile, para que o Google possa ranquear melhor as suas páginas.

On Page

On Page são todas as alterações realizadas dentro das páginas e que são entendidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos do Google, pois permitem que os robôs entendam do que se trata o conteúdo.

Existem vários elementos que devem ser verificados, como: autoridade do domínio, performance da página e arquitetura do site.

Off Page

Uma estratégia de SEO não é feita apenas dentro do site, é possível realizar ações fora do domínio para gerar mais autoridade e chamar a atenção para as páginas, resultando em relevância e melhorando o ranqueamento.

Esse processo se chama Off Page e consiste na construção de links em outras páginas. Essa atividade pode ser feita com a participação em fóruns ou por meio de comentários em redes sociais, blogs e outros sites, fazendo menção à marca.

Algo também comum para realizar essa ação são parcerias com outros domínios de autoridade para a publicação de artigos que contenham links para o site da marca, os chamados backlinks.

O que é palavra-chave?

Um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento nos mecanismos de busca é a escolha correta de palavra-chave. Em resumo, é o termo de busca que o usuário pesquisa para chegar até determinada página.

Por isso, é muito importante que uma empresa faça pesquisas de palavras-chave para encontrar os termos que são mais relevantes para o seu público-alvo e depois usá-los na produção de conteúdos, a fim de otimizar seus resultados nos mecanismos de busca com o SEO.

Basicamente, existem duas formas de trabalhar os materiais com as palavras-chave:

Cauda Curta

Cauda Curta, ou short tail, é a otimização de palavras-chave de um, dois ou no máximo três termos. Geralmente, são expressões que possuem um alto volume de buscas e são bastante comuns e genéricas, já que diversas outras páginas também trabalham com elas em seus sites.

Portanto, a concorrência é grande e a taxa de conversão tende a ser baixa.

Cauda Longa

Cauda Longa, ou long tail, é o tipo mais comum de aplicação das palavras-chave em sites. Isso porque esses termos são menos competitivos, justamente por serem mais extensos. Geralmente, são otimizados quatro, cinco ou até mais expressões e, devido à sua especificidade, entregam altos índices de conversão.

A propósito, a cauda longa é extremamente recomendada para pequenas e médias empresas que não possuem capacidade de investimentos em mídia paga, já que abre diversas opções por meio de palavras-chave de menor competitividade.

Por que adotar o SEO?

Além de garantir mais visibilidade na internet, o SEO também oferece diversas outras vantagens para empresas de diferentes portes e segmentos:

Aumento do tráfego
Utilizar técnicas de SEO tem um impacto direto sobre o tráfego de um site. Um aumento no número de visitantes significa mais oportunidades de vendas. Isso acontece devido à adequação do conteúdo com aquilo que o Google considera ser relevante.

Geração de leads

É preciso dizer que o aumento de tráfego não acontece de forma generalizada: o aumento é do número de pessoas certas para o negócio, já que a pesquisa por um determinado assunto e o interesse partiram delas, e não de um anúncio que lhes foi apresentado. Assim, são atraídos apenas leads qualificados.

Maior retorno sobre o investimento

O SEO é uma estratégia conhecida por garantir o aumento do ROI (Retorno Sobre o Investimento) quando bem implementada, já que é possível ter uma melhoria significativa nas taxas de conversão, uma vez que a marca passa a atrair muito mais pessoas que fazem parte do seu público-alvo, ou seja, consumidores com real interesse em adquirir suas soluções.

Isso quer dizer que todos os investimentos realizados para a aplicação das técnicas de SEO retornam em lucratividade para a empresa, já que quanto maior for a autoridade de suas páginas na internet, melhores serão o ranqueamento, a visibilidade e o número de visitantes em seu site.

Aumento da autoridade do site ou blog

Uma das mais importantes consequências do uso correto de uma estratégia de SEO é o aumento da autoridade do site ou blog, pois faz a página da empresa ultrapassar as barreiras da internet e começar a fazer parte da vida das pessoas, pois elas passam a confiar na autoridade da marca, provando que um conteúdo relevante e de qualidade faz toda a diferença na hora de fazer com que o negócio vire referência dentro do seu nicho de mercado.

CCA Propaganda

Que tal termos uma conversa transformadora para a sua empresa? Fale com a gente e dê o primeiro passo em direção ao sucesso do seu negócio. Estamos aqui para te ajudar!

Telefone: (11) 2564-9264
WhatsApp: (11) 4729-4783