De volta à ACIMC, Associação Comercial e Industrial de Mogi das Cruzes, hoje ACMC que nos abriu muitas oportunidades.
Houve um tempo, ali pelo final dos anos 80, início de 90, que a Associação tinha poucos recursos e os associados não enxergavam muitos motivos para estar nela. Acostumados a trabalhar com pouca verba, a primeira coisa que propusemos e fizemos, foi colocar a Associação na rua, literalmente. Com ajuda de gente disposta, de modo voluntário. Fizemos um palco com módulos em madeira revestidos com uma forração e o montávamos toda manhã de sábado na Praça do Rosário, mais conhecida como Praça da Marisa, quando o tempo permitia.
Alugávamos alguns equipamentos de som e microfones para receber talentos amadores e até de profissionais que se propunham a fazer apresentações.
Chamamos o evento de “Sábado Alegre ACIMC”. No início, o barulho incomodava um pouco alguns lojistas, mas o público gostava e se divertia. Com o tempo aumentou consideravelmente e passou a agradar a todos.
Lembramos de um desfile de bandas e fanfarras das escolas estaduais que aconteceu no mesmo local muito depois, no encerramento de uma das edições da já mencionada Semana do Consumidor.
Criamos várias ações dentro do calendário promocional e a adesão se dava pela compra de pacotes, além de cupons distribuídos a critério dos lojistas.
Para mostrar o potencial do comércio local, juntos, entidade, através das suas setoriais e CCA, criaram e produziram eventos de negócios, como a InfoMogi, Salão de Imóveis e Feira de Saúde, todos realizados já na praça de eventos do Mogi Shopping. Foram bons para todo mundo e onde conseguimos receitas importantes.
Tempo em que trabalharíamos para Ricci Engenharia e Lexus Consultoria Imobiliária, com sede em São Paulo que comercializava as últimas unidades do empreendimento Residencial Real Parque de Mogi, com participação no 1º. Salão de Imóveis e comerciais de televisão.
Uma boa parte dos segundos do comercial de um minuto e sua redução para metade, usou um helicóptero, cuja câmera fica em uma espécie de “blindagem em formato esférico” e operada a bordo (também conhecido por “Globocop”). Vindo do Campo de Marte em São Paulo, gravou o trajeto pela Airton Senna, da alça de acesso para a Mogi Dutra, passando pela Shopping, bairro da Vila Oliveira até o empreendimento.
Mais tarde, aí por conta própria, já nos anos 2000, a CCA desenvolveria eventos semelhantes em Suzano, com a parceria do shopping local, a mídia e a prefeitura da cidade. Toda infraestrutura necessária, estandes, atrações e divulgação foram usadas para trazer resultados aos expositores.
A instalação da TV Diário, afiliada Globo, maior rede do País, a primeira com corte de sinal para a Região, foi um divisor de águas na comunicação em Mogi e toda Alto Tietê. A CCA foi das primeiras a levar comerciais de anunciantes locais para a emissora.
Antes de prosseguir, queremos registrar que um dos feitos dos quais a CCA mais se orgulha foi o de ter contribuído para a profissionalização da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, cuja realização remonta ao tempo da fundação da cidade.
Em 1994, por solicitação da Associação Pro Festa do Divino, criada no mesmo ano, após um trabalho amplo de pesquisa das origens da Festa e seu significado religioso e social, passando por edições de anos anteriores, preparamos uma apresentação com proposta de patrocínio para empresas de grande porte de Mogi. O valor arrecado seria para promover eventos paralelos à festa propriamente dita. Foi a primeira vez que isso aconteceu.
Assim como foi para a construção de barracas com estruturas metálicas patrocinadas por empresas importantes. As peças de divulgação daquela edição da festa também foram criadas pela CCA.
A par das empresas atendidas em Mogi, na primeira década de vida, a agência trabalhou para empresas de outras cidades da Região do Alto Tietê e fora dela. Mas, como dissemos, atuávamos para quaisquer ramos e em qualquer das modalidades da comunicação, interna e externa das empresas. Assim, fizemos trabalhos para algumas indústrias produzindo boletins direcionados aos funcionários, a IBAR Refratários e Coplatex, em Poá, foram duas delas. Ainda em Poá, reproduzimos campanhas para a Associação Comercial de lá nos mesmos moldes que fizemos para a de Mogi.
Em Suzano, Komatsu e Orsa Embalagens. Em Arujá, para Behr Brasil.
Em Jacareí, no Vale do Paraíba, fizemos trabalhos para a NutriExpress Alimentação, refeitórios industriais. Guarujá, Iguatemar Imóveis. Em Diadema, Metagal Indústria e Comércio. Em Bragança Paulista, Casa da Sogra e Casa Nova. Em São Paulo, Credicard, Mundo Novo Materiais de Construção, Equitel Telefonia, Schahim Cury Engenharia e Comércio e as já citadas Ricci e Lexus.
Em 1991, fomos convidados por um médico a participar de um projeto de divulgação do centro de diagnósticos do Hospital Carlos Chagas, em Guarulhos. Fizemos um folder com ilustração artística para impressão que ficou bonito, diferenciado.
Essa foi a nossa porta de entrada para o Grupo de empresas da área de saúde, constituído pelo Hospital Carlos Chagas, a operadora de planos de saúde Seisa Assistência Médica e odontológicos Dental Center, além da Presmed que naquele momento era também uma operadora de planos de saúde e mais tarde se transformaria em prestadora de serviços de medicina ocupacional.
A primeira campanha foi para a Presmed, com base em material de apresentação para apoio de vendas. Produzimos fotos com modelos contratados, com os quais formamos uma “família” e usamos como cenário a natureza do Parque do Carmo, em São Paulo, recém inaugurado.
Porém, seria a Seisa Serviços Integrados de Saúde que mais demandaria a CCA. Quando lá chegamos, a empresa tinha uma carteira de 15 mil beneficiários e quando deixamos as empresas, em 2014, mais de 250 mil.
Tivemos a oportunidade de exercitar um trabalho de comunicação 360º, para os públicos interno e externo, praticamente no início da agência. Atendíamos os setores da empresa de maneira a suprir as necessidades e particularidades de cada um. Entramos no analógico ainda e saímos com o digital já bastante desenvolvido. Participamos de todo o processo de transformação.
Um grande número de campanhas foi criado e veiculado, onde usamos, inclusive, comerciais na TV, quando pretenderam a expansão para o mercado de todo Alto Tietê, com olhos no Vale do Paraíba. O mesmo também para a Dental Center.
Criamos eventos e até programas em vídeo, abordando temas de saúde, entrevistando médicos e outros profissionais que prestavam orientação ao público. Os programas foram exibidos em televisão de sinal fechado na cidade e inseridos no seu portal. Usamos o apoio das plataformas das redes sociais, com as primeiras campanhas de marketing digital.
Em 2014, o grupo foi adquirido pela Amil, maior operadora de planos de saúde do Brasil, que contou com os serviços da CCA até o início de 2017, para promover a transição de Seisa para Next Seisa, segunda marca Amil, que hoje é a Amil Fácil. Foi uma relação muito próxima, de verdadeira parceria entre cliente e agência que demandou muito trabalho, mas que trouxe como retorno muita satisfação.
Inserimos a pouco uma amostra de um projeto realizado em 2004 para a Seisa em nosso canal do Youtube, depois de digitalizado. Não é o de nenhuma campanha, mas de uma retrospectiva daquele ano para apresentação na confraternização para os contatos das empresas clientes, organizado pelo setor de relações empresariais. Acabamos contando parte da história da Seisa. É um pouco longo, mas traz muitas lembranças aos que participaram do evento. Foi muito gratificante.
Há muitos outros mais recentes em nosso canal, da Seisa e de projetos para outros clientes.
Acesse. Inscreva-se. Curta: https://www.youtube.com/@ccapropaganda
Houve um momento desse longo relacionamento que pudemos retribuir àquele médico que nos levou ao Grupo Carlos Chagas, o Dr. Júlio Mariano e à sua esposa, a também médica, Dra. Cristina, organizando e apresentando a inauguração da nova unidade SM análises clínicas e diagnósticos de propriedade de ambos. Dr. Júlio nos deixou prematuramente.
O acaso nos tornou quase especialistas no marketing e comunicação para o segmento de saúde. Celso Campos estudou na USP, Comunicação e Marketing em Sistemas de Saúde quando nas empresas Carlos Chagas. Daquela primeira experiência lá em maio de 1990 com a Clínica São Paulo, passando pela a Nossa Clínica em Suzano, às empresas do Grupo em Guarulhos, chegamos aos anos atuais prestando consultoria às empresas Bom Clima, também de Guarulhos, Hospital e HBC Saúde, operadora de planos de saúde. E voltamos a ter como cliente a Presmed Medicina e Segurança do Trabalho.
Os trabalhamos recentes foram documentados e estiveram ou estão no portfólio do site da agência. Por isso preferimos falar sobre os da primeira e segunda décadas. Mas é bom dizer que foram inúmeros, para os segmentos da educação, alimentício, imobiliário, moda, entre outros; em Mogi, ABCD, Guarulhos, São Paulo e litoral de São Paulo e até Rio de Janeiro, com ênfase no marketing digital, mas sempre que necessário, convergindo para o offline: 76 Telecom, Alegrete RJ Engenharia, Amity Pet, ArqCruz, Aruã Boulevard, Avam, BCA Remarketing, Café no Bule, Casa do Corretor 3Br,CMC Gestora de Benefícios, Colégio Universitário, Collection Outlet, Curtir Viagem, DDC Telefones, Cirurgia Estética Dr. Lourenço, Engesig, Ghazal Móveis, Gomes & Gonçalves Engenharia, Hospital San Paolo, Lá na Casa da Dona Joaninha, Persona – Centro de Ensino, Preffato Construções e Lajes Pré-fabricadas, PSX Engenharia, Lineark Incorporadora, Mogi Travel, Montmann & Gomes Engenharia, MOPA Arquitetura, Nayumi Cogumelos, Qualiseg, Queens Estúdio, RC Automação, Real Vidros, SEBRAE SP.
Tivemos a oportunidade de dar a nossa contribuição social com trabalhos realizados para as instituições APAE-Mogi, Banco de Olhos e Pro + Vida, voltada ao cuidado e direitos dos Idosos, como esse vídeo da campanha “Abrace essa causa”.
Nunca descuidamos da própria CCA e seria demasiado extenso falar das ações realizadas para que chegássemos até essa data com o vigor do seu início e com a cara do século XXI.
No último ano, atualizamos a nossa marca e identidade visual, e voltamos às redes sociais, mostrando que as nossas receitas, planejamento forte, estratégias inovadoras e criatividade são usadas também a nosso favor. Além disso, novos parceiros chegaram e oxigenaram os processos, e com eles temos aprendido muito.
Visite e veja no site: https://ccapropaganda.com.br/
E no blog do site: https://ccapropaganda.com.br/comunicar-360o/
Para encerrar, fiquem com dois vídeos realizados para a CCA em diferentes momentos, um mais recente e o outro com trabalhos dos nossos primeiros 10 anos e que refletem as mudanças pelas quais passamos e certamente ainda iremos passar, porque a atividade é dinâmica e possivelmente novas formas de exerce-la vão aparecer. Assim como aconteceu durante a pandemia da Covid 19, exigindo adaptação ao novo normal de então a que todos foram submetidos. Conhece-las e usa-las a favor de nossos clientes e de nós mesmos é preciso para chegarmos ainda mais longe.
Nossa gratidão:
Em primeiro lugar aos nossos saudosos pais. Amabile Esbergue Campos, nossa mãe, não só porque mãe é mãe, mas por que em tudo e para tudo nos apoiou e ajudou incondicionalmente.
Ao querido pai Geraldo Magela Campos que deixou um legado de amor e dedicação à família. Nosso exemplo de vida.
Os filhos Rodrigo Ferreira Campos, publicitário e cineasta de muito talento que esteve na agência desde 2001, começou ainda menino; o Alexandre Ferreira Campos, administrador de empresas que cuidou por anos da administração, desde muito cedo e da Vanessa Ferreira Campos, psicóloga que também teve uma passagem pela CCA, ainda que mais breve, mas deu também a sua contribuição importante para chegarmos até aqui. São os três profissionais respeitados e muito bem sucedidos, graças ao talento e senso de responsabilidade que os acompanha desde sempre. Somos ligados pelo afeto.
Nossos irmãos, Lucimara de Lourdes Campos, com passagem pela agência em meados da década de 90, assim como o saudoso Geraldo Camilo Campos; advogado, empresário de sucesso e técnico em publicidade, que nos deu apoio inestimável em momento que precisávamos decolar. Tanto Lucimara como Geraldo fizeram muito. O Célio Aparecido Campos, contador, que passou ao nosso lado por vários bons momentos e por outros nem tanto, até hoje nos assessora com seus conhecimentos e nos anima com amizade.
Aos meus irmãos de saudosa memória Celina do Carmo Campos que nos convidou para contribuir de ofício para o Instituto Pro + Vida, entidade meritória em favor dos idosos e para a qual se dedicou voluntariamente por muitos anos e Cesar Donizete Campos, pessoa de bom coração que nos acompanhou de perto e nos incentivou com sua alegria.
E todos de quem temos memória, pedindo desculpas, como dissemos no início, aos que foram omitidos. Esperamos que vejam essa matéria e entrem em contato para que possamos inclui-los:
Airton Nogueira – Em memória
Alcides Waizer – Em memória
Alcídio Waizer – Em memória
Alex Periscinoto – Em memória
Alex Roberto Bonfim
Allison Auriema
Américo Miki
Andrea Franco
Antonio Anderi – “Tonico”
Antonio Carlos Garcia – “Dr. Toni”
Antonio Mendes
Ari José Carlos Júnior
Ary Silva
Ayl Marques
Bárbara da Silva
Beatriz Araújo Fernandes
Beatriz Nunes Dias
Benedito – “Benê” – Em memória
Bruno Castro Alves
Carlos Alberto de Oliveira
Carlos Manfredo Freitas – “Carlão”
Castro Alves
Celsinho Pereira
Celso Mattos
Cleiton Rodrigues
Cristina Mariano
Dalton Capela
Diego Oliva Gomes
Edna Febrônio
Edson Hilton Salomão
Eduardo “Edu”
Eduardo Yukisaki – Em memória
Eloy Simões – Em memória
Érica Maira A. Terra
Fabio Aguiar
Fábio Cestari
Fabio Farinelli
Fabiola Pupo
Fábio Pereira
Fauzi Ghazal
Felipe Janzanti
Fernando Macheronio
Fumio Horii – Em memória
Gabriel Santana
Gilvando de Souza – “Gil”
Gumercindo Guimarães
Hyago Jonas Neves Cordeiro
Iremar Oliveira
Ivana Perobelli
João Castilho Neto – “Profeta”
João Manoel Beraldi de Almeida
João Pinto
Joaquim Rodrigues Neto
Johannes Bernardus Petrus Tigges – o “John”
José Maria de Souza – o “Zé”
Jorge Beraldo
Jorge Tatebe – o “Japonês”
José da Silva – Em memória
José Nicola Balini – Em memória
José Paulo Prado – Em memória
José Wilson Grilo – “Grilo”
Júlio Mariano – Em memória
Kazuo Kimura – Em memória
Kity Grejo
Leandro Sérgio
Lídia Bueno de Miranda
Luiz Alberto de Lourenço
Luiz Carlos Gabriel
Luiz Gustavo Barakat
Luiz H.M. Chrispim Pires
Manoel de Oliveira – Em memória
Marcelo Harada
Marcelo Gomes de Almeida
Marcelo Ribeiro
Marco Aurélio Bertaiolli
Marcos Quintana
Marcos Schwartzmann
Marcos Sleiman Molina
Maria Tereza Arbulu
Marina Quintana
Mariza Costa
Martinho Risso
Mário Theo Magalhães
Marx Linhares
Massayuki Taue
Maurício Cabral
Mauren Phelippe
Michael Pereira de Oliveira – “Mica”
Michel Wakin
Miguel Eduardo de Faria
Mizuho Tahara
Mônica Gazoni
Mônica Lemes
Newton Hilario Grilo
Olavo de Oliveira Sobrinho – Em memória
Osorobal Oliveira
Paulo Beono Júnior
Paulinho Ferreira
Paulo Kawakami
Paulo Rogério
Paulo S. Vale Quaresma
Raimundo Nonato – “Macalé”
Regina Guimarães
Regis Castilho Martins
Ribamar Júnior
Ricardo Ramos – Em memória
Ricardo Ribeiro – “Rico”
Ricardo Rossi
Regis Castilho
Reinaldo Ramirez
Renato Cocenza
Roberto Altavista
Roberto Cesar Aguiar
Rogério Freitas
Robson Regato
Saul Grinberg
Silvio Luiz Grilo – Em memória
Sebastião Dácio Moura Montans – “Dr. Dácio”
Sidnei Antonio de Moraes
Susana Mayra A.Terra
Tote Dasambiagio – Em memória
Tulio Dasambiagio
Valentim Margarido Fernandes – Em memória
Vinicius Costa
Viviane Nascimento
Walter Dias
Willlian Herrera
Wilson Bego
Yukio Taue