Home > Blog > CCAção > O “JORNALZINHO” DA EMPRESA EVOLUIU PARA A INTRANET E AS REDES SOCIAIS – Comunicação Organizacional

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Por Celso Campos – CCA.

Não há uma empresa que eu conheça que não tenha pelo menos um “jornalzinho” mural falando de amenidades que interessem os seus funcionários: aniversariantes do mês, a festa de final de ano e uma e outra informação administrativa. Geralmente o mesmo é editado pelo funcionário com mais facilidade para escrever, desenhar, etc.

Eu mesmo despertei para a comunicação porque na escola e empresas onde comecei a minha atividade profissional era o que melhor se encaixava na função.

Mesmo para uma simples edição de informativo interno é preciso determinar alguns objetivos, sem o que o seu conteúdo pode ser irrelevante. Objetivos como, por exemplo: motivar os funcionários, disseminar os valores institucionais da organização de modo a que todos procedam com consciência no que se refere ao seu perfil, estilo, políticas e outros.

O “jornalzinho” evoluiu para a intranet e as redes sociais, mas trabalhados de maneira pouco técnica ou profissional em muitos casos continua sendo apenas uma forma de seguir a “moda” das comunicações do século XXI. Sem controle e efeito prático, a não ser colocar a empresa ou outra organização em uma situação delicada. E isso é grave e perigoso.

Claro que é importante utilizar os veículos mais eficientes para se atingir os públicos desejados. Mais fundamental do que isso é usar o conteúdo e linguagens adequados nos veículos certos para obter resultados.
Não importa se a empresa é grande, média ou pequena. Comunicação só é relevante se produz bons resultados para atingir seus objetivos enquanto empresa e agente social, se pensada de forma criativa e adequada.

Para tanto é preciso que se tenha noção do que é a comunicação em suas diversas modalidades: administrativa, interna, mercadológica e institucional e outra pouco estudada e considerada que é a comunicação interpessoal. Saber para o que serve cada uma e desenvolvê-las com sentido de tirar delas o melhor proveito possível.

A que setor cabe alinhavar um planejamento e desenvolver as ações pertinentes à comunicação?

O ideal seria ter à frente desta tarefa um profissional de comunicação para fazer a gestão de um setor próprio e mobilizar todos os demais setores da empresa. Na impossibilidade de instalar um departamento interno, colocado no organograma junto ao nível estratégico da organização, outra opção é a de terceirizar o serviço, contratando um consultor ou uma empresa especializada.

Alguém já disse que: “a organização é comunicação e comunicação é a organização”.

Eu completaria: “planejada e adequada ao jeito e estilo de cada uma”.

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