Home > Blog > CCAção > MAS AFINAL, O QUE É BRANDING? – Parte 2 – Definição

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Por Rodrigo Campos – CCA.

Nos grandes centros esse tema já está bem difundido, mas ando percebendo que em regiões com mercados e investimentos menores, como é o caso do Alto Tietê e até grandes cidades do interior de São Paulo, muitas pessoas ainda fazem mau uso do termo “branding” confundindo com publicidade, marketing, naming ou design. Estas aplicações impróprias têm causado muita confusão quanto ao seu real significado.

Mas, o que isso realmente significa e como funciona? Onde é que tudo começou e como pode criar valor? Para se beneficiar dos seus efeitos, deve-se primeiro ser estabelecido um entendimento comum de “branding”.

Para esclarecer melhor essas questões elaborei este artigo e irei disponibilizá-lo em 3 partes, com os seguintes temas: História, Definição e Valor.

Definição

Na perspectiva jurídica: marca é um registro. Ela pode ser definida como um nome, sinal, símbolo, dispositivo ou uma combinação dos mesmos, que visa identificar e diferenciar os bens e serviços dentro de uma mesma categoria. O proprietário ou licenciado de uma marca tem o direito de excluir outros que tentem usá-la, por ser o primeiro dentro do mercado a registrar e/ou patentiar essa marca.

Na perspectiva de negócio: uma marca é um instrumento através do qual a empresa promove bens e serviços para garantir ganhos futuros. Para os consumidores uma marca é a promessa e entrega de uma experiência ao longo de cada ponto de contato. Quando gerida de forma adequada uma marca cria valor sustentável a longo prazo para a organização.

Na prática: uma marca é uma experiência de vida no cruzamento da promessa e expectativa. Ou seja, a empresa manifesta a sua marca como uma promessa, essa promessa vive nos corações e mentes dos consumidores como uma expectativa. Quando a promessa da marca e as expectativas dos consumidores se encaixam, cria-se enorme valor para ambas as partes. É através dessa co-criação (consumidor e marca) que o verdadeiro valor da marca é criada.

Empresas eficazes transformam suas marcas em ferramentas que permitem suas mensagens cortar o ruído de um mercado superlotado. A empresa ou organização expressa o posicionamento da sua marca através de experiências cuidadosamente elaboradas que transmitem significado e diferencia sua marca. Estas experiências persuadem os consumidores a considerar, preferir, e, finalmente, comprar seus produtos e/ou serviços.

Por outro lado, os consumidores avaliam marcas em praticamente todas as compras que fazem. Usam as marcas como método para navegar seu caminho através do mercado, permitindo aos consumidores identificar seus produtos e serviços preferidos daqueles que veem como sendo menos desejável. Quanto mais claros o significado e relevância da marca, mais forte na mente do consumidor e maior a chance de ser escolhida.

Imagine um mundo sem marcas: você quer um refrigerante, corre para o mercado mais próximo e depara-se com uma prateleira de garrafas, todas simplesmente com a palavra “refrigerante”. Sem nome, sem marcas, sem embalagem, nada! Não haveria sinais para ilustrar as diferenças entre tamanhos e preços. Então, qual deles você escolheria?

Perceba como fazer uma compra se tornaria um calvário e fazer uma recompra seria quase impossível. No entanto, vivemos em um mundo onde os consumidores têm um sistema de diferenciação de produtos e serviços, bem como acompanhamento de suas experiências. Marcas fornecem um método de classificação, diferenciação e identificação que permitem o consumidor, a simplificar suas decisões de compra.

Ao visualizar uma prateleira repleta de garrafas de refrigerante, seu cérebro, subconscientemente traduz cada sinal de marca: formato de garrafa, rótulo, nome, logotipo, cores e gráficos. Você reconhece a sua marca preferida e … Coca-Cola!

Leia também:
MAS AFINAL, O QUE É BRANDING? – Parte 1 – História

Rodrigo Campos é publicitário, pós-graduado em criação visual e diretor de arte na CCA Propaganda em Mogi das Cruzes. “Caso possua outras dúvidas, ou deseje apenas contribuir com outro ponto de vista, você pode deixar o seu o comentário ou enviar um e-mail para rodrigo@ccapropaganda.com.br, terei grande prazer em responder e debater novas ideias.”

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