Home > Blog > Comunicação > INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Por Rodrigo Fukunaru – CCA.

Nunca se discutiu tanto sobre Inteligência de Mercado como hoje, por conta da alta competitividade das empresas, a conscientização do consumidor e a preocupação da sociedade com o meio ambiente e uma vida saudável, é imprescindível que a empresa conheça o ambiente em que esta inserida.

Houve um tempo em que a área de inteligência de mercado era tida como uma questão estratégica, mas na atualidade, ela tornou-se um quesito operacional, onde as empresas que quiserem continuar no mercado deverão estar atrás das tendências, dos hábitos de consumo do seu público-alvo, das estratégias da concorrência, etc.

Muito além de apenas juntar números e fatos, o profissional de IM deve cruzar todos estes dados para formar um contexto coerente que direcione a empresa para a concretização de suas metas e objetivos e distribuir as informações pertinentes a cada área da empresa para que as decisões fujam do “achismo” tão enraizado na cultura do “é assim mesmo”. Comum, principalmente, entre os micros e pequenos empresários brasileiros.

Mas engana-se quem acredita que um trabalho desta natureza traga resultados na semana seguinte! O trabalho de inteligência deve ser construído tijolo a tijolo, com a empresa livrando-se das velhas crendices organizacionais e fazendo uso das informações colhidas, ao invés de guardá-las em capa de couro preto com letras douradas na estante do escritório.

Se quiser números que comprovem a necessidade da adoção dessa nova figura dentro da sua empresa, ai vão eles:

De acordo com o SEBRAE uma empresa que não realiza um planejamento formal de suas ações pode ter 62% de probabilidade de ir falência, já uma empresa que realiza este planejamento, tem apenas 20% de chances de fechar as portas.

O “Panorama de Aplicação da Inteligência de Mercado no Brasil – cenário 2007” realizado pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Imbramerc) constatou que 72% das empresas desenvolvem ações de Inteligência de Mercado e 85% delas deverão receber um aumento de investimento, sendo que 61% das empresas entrevistas são brasileiras.

Add comment

® 2018. Todos os Direitos Reservados. CCA Alltype.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com