Home > Blog > CCAção > IDENTIDADE VISUAL: T3L Internet Business

marca_t3l_consult_ecomm_mobile_cca_propaganda

Por Rodrigo Campos – CCA.

A EMPRESA
A T3L Internet Business, do fundador Etelvino Costa Santos, é uma empresa que nasceu para auxiliar o desenvolvimento do Comércio Eletrônico oferendo serviços de Consultoria Especializada, e inovando com soluções para E-Commerce e Mobile Commerce (M-Commerce).
TEL como é conhecido no mercado, trabalha com desenvolvimento desde os 12 anos de idade, e nos últimos 10, foi colaborador da Cielo (empresa brasileira de meios de pagamento) adquirindo experiência na indústria de cartões. Recebeu em 2011, o Prêmio E-Commerce Brasil, na categoria de Pagamentos – www.ecommercebrasil.com.br.

A IDÉIA
Depois da formatação do briefing, e pelo recente prêmio, ficou decidido que utilizar o apelido do fundador “TEL”, como nome da empresa, traria vantagens e oportunidades para os negócios.
Partindo deste princípio, era preciso agregar a marca, o conceito criado “Mais que tecnologia e negócios, soluções para as pessoas”, e definições dos produtos e serviços prestados.
Como a empresa atua em 3 áreas (Consultoria, E-comm e Mobile), no processo criativo surgiu a idéia de substituir a letra E, pelo número 3. Criando um “E” espelhado, atribuindo as áreas de atuação e formando a nomenclatura T3L.
Além disso, para programadores e pessoas do meio, é muito comum a substiuição de letras por número, afim de tornarem uma mensagem criptografada ou subliminar.

A CONSTRUÇÃO

Tipografia
Para a construção da marca, resolvemos criar uma tipografia própria, com formas geométricas retas e circulares, dando ao mesmo tempo, solidez e dinamismo, além de privilegiar a simetria entre as letras.

Símbolo
No brainstorm, as principais referências destacadas para o símbolo foram: tecnologia, conectividade, cicuitos, três serviços (e-comm, mobile, consult).

Um diferencial na criação do símbolo e aprovada pelo cliente, foi a utilização de Proporções Áureas. Um dos casos mais conhecidos deste método em marcas é o da Apple (para saber mais clique aqui – Fonte: Choco La Design).

Construção e Definição dos Serviços
Definição das áreas de respiro, separação dos blocos de leitura e versões central e horizontal.
Para a descrição dos serviços foi utilizada fonte tipográfica que acompanha os aspectos visuais e geométricos da marca.

Cores
Um dos pontos destacados pelo cliente, foi que a marca teria de ser flexível de acordo com as três áreas de atuação, ou seja quando fosse utilizada para determinado serviço, se adequar àquele segmento e público.
A forma que encontramos, foi trabalhar as cores, algo muito comum com empresas de telefonia, tv a cabo e hipermercados que possuem vários serviços e produtos.
A VIVO, por exemplo, utiliza uma cor na comunicação de cada produto.

Para o uso institucional definimos as cores PRETO, por trazer Sobriedade, Força, Elegância e Formalidade. E o LARANJA que transmite a idéia de uma empresa nova, com Liberdade, Vitalidade, Criatividade e Espontaneidade.

Para os demais produtos foram escolhidas cores de acordo com o tipo de serviço.
O AZUL, que traz Confiança e Segurança, para CONSULTORIA.

O VERDE, que passa idéia de Dinheiro, Prosperidade e Vitalidade, para E-COMM.

O VERMELHO, que tem características de Dinamismo, Urgência e Agilidade, para MOBILE.

Definição em Tons de Cinza e PB.

OUTRAS APLICAÇÕES
Criamos versões em 3D para aplicação em vinhetas de projetos audiovisuais e multimídia.

Além de Cartões de Visita e Padronização da Fan Page da Empresa.

Para conhecer melhor a T3L acesse: www.t3l.com.br

Add comment

® 2018. Todos os Direitos Reservados. CCA Alltype.

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com