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Por Rodrigo Fukunaru – CCA.

Uma empresa pode acomodar-se nas suas vitórias e buscar uma zona de conforto perigosa que pode trazer sérios problemas para seu futuro. A busca pela qualidade e satisfação dos clientes deve ser perene, os processos devem ser reestudados e melhorados continuamente para que o público-alvo seja sempre cativado e mantido fiel à empresa e seus produtos e/ ou serviços.

Constantemente somos submersos pelas responsabilidades cotidianas, que aflitas nos batem a porta, nós levam o tempo e nos estreitam o campo de visão, mantendo nosso olhos fixos em problemas que nem sempre merecem tanta atenção ou que camuflam problemas maiores que no futuro virão a explodir no colo de quem tem a responsabilidade pela tomada de decisões!

Quando qualquer um desses sintomas aparecem na empresa é importante uma segunda opinião, uma opinião imparcial que não esteja viciada pelas crendices organizacionais existentes dentro da empresa. É nesse momento que se deve considerar contar com a consultoria/assessoria especializada, ela oferece novos enfoques para velhos problemas, oferecendo soluções práticas e reais.

A consultoria/assessoria de marketing desenvolve juntamente com toda a empresa, o planejamento estratégico do negócio e acompanha sua implantação. Sua atuação é mais abrangente e profunda. Ela analisa o composto de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) e busca entender os desejos satisfeitos pelo(s) produto(s) da concorrência, da empresa e otimizá-lo(s).

Já uma consultoria/assessoria de propaganda abrange a comunicação da empresa, seja ela com seus clientes ou com seu público interno, a consultoria de propaganda visará trabalhar a mensagem e os meios em que ela será veiculada para que ela chegue ao seu público-alvo e o impacte, de forma a tirá-lo da inércia e levá-lo à ação de compra.

É importante salientar que o retorno financeiro esperado pela empresa quando ela realiza determinadas ações de mercado, não cabe exclusivamente a eficiência da propaganda, do planejamento de mídia ou das estratégias de marketing empregadas. A conversão da ação em retorno depende da integração de todos os pontos de contato da marca, como a capacidade de resposta dos vendedores, o poder do produto em satisfazer os desejos do consumidor, a capacidade do cliente em dispor do investimento monetário necessário a aquisição do bem, etc.

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